Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Passageiros de voo da TAM que saiu de Paris com destino ao Rio de Janeiro teve pane mais pousou com segurança


Passageiros de um voo da TAM que teve uma pane perto de Paris, e precisou fazer pouso de emergência, chegaram na madrugada desta sexta-feira (12) ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. E contaram como foi o drama vivido dentro do avião, como mostrou o Bom Dia Rio.
O voo chegou ao Rio à 1h26 desta madrugada, com quase duas horas de atraso. Parentes aguardavam ansiosos o desembarque.
O voo 8055 da TAM decolou do aeroporto Charles de Gaulle, na França. A viagem, direto para o Rio de Janeiro, deveria durar 11 horas e meia. Mas, 17 minutos depois, o airbus A330 fazia um pouso de emergência, novamente no Charles de Gaulle.
Os passageiros relataram um barulho na turbina direita da aeronave. Logo depois, as luzes da cabine se apagaram e o comandante avisou que o avião ia retornar.
"A turbina da direita explodiu. Houve um barulho ensurdecedor. Os passegeiros se mantiveram calmos, inexplicavelmente. Não houve pânico, houve choro. O comandante foi de uma habilidade louca porque o avião começou a balançar muito para a direita e para a esquerda, a perder altitude, a virar o bico para baixo e ele, com uma maestria extraordinária, equilibrou e coisa e tal. Ele não disse nada. Julgava-se que o voo seguiria seu curso normal , quando ele avisou: eu perdi a turbina da direita e nós vamos retornar a Paris", contou um passageiro.
Outro passageiro relatou: "Fez-se um cheiro. A gente não sabia o que era. Foi realmente assustador. Achei que o avião iria cair. Eu fiz um prece...foi o que eu fiz na hora".

Eles também contam que o pouso na França foi tenso, mas sem problemas. 
A TAM informou que todos foram acomodados em hotéis na região do aeroporto e receberam assistência da companhia.
"Eu estava no corredor e eu vi que eles, por um instante, acenderam e desligaram as luzes de emergência do corredor. Um silência absoluto no avião. E todo mundo achou que ia morrer mesmo", relatou um terceiro passageiro.
A TAM confirmou que houve um estrondo, provocado por uma grande variação de pressão dentro de um dos motores. Mas engenheiros ainda estão analisando o que causou a pane.
O retorno ao Rio foi um alívio depois do susto.
"As pessoas se mantiveram um pouco tranquilas. Mas foi difícil, muito difícil. É bom estar de volta ao Brasil", disse uma passageira.
A TAM informou que o A330 permanece no aeroporto de Paris para análise dos engenheiros da companhia. Segundo a TAM,  o avião foi fabricado há 12 anos e a manutenção estava em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.