Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FGTS pode ser usado para amortizar o financiamento


Dinheiro do Fundo pode pagar parte das prestações ou ainda amortizar o prazo ou parcelas da dívida

Trabalhadores com carteira assinada e que têm recursos acumulados no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) podem usá-los no financiamento da casa própria. É preciso ter no mínimo três anos de contribuição, consecutivos ou não.
O fundo pode ser usado para abater o valor de parcelas ou então quitar a dívida, no caso de financiamentos feitos pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional).  Segundo a Caixa Econômica Federal, no caso do pagamento de parte do valor das prestações é possível cobrir até 80% da parcela usando o FGTS.
Nessa modalidade, o uso é limitado a 12 parcelas mensais e não pode haver mais do que três pagamentos atrasados. Um novo pedido pode ser feito só quando o anterior terminar.
Já quem pretende usar o FGTS para quitar a dívida ou pagar parte dela não deve ter nenhuma parcela do financiamento atrasada. O trabalhador só pode usar o fundo dessa forma a cada dois anos.
Essa opção é mais vantajosa, segundo o gerente regional da Caixa, Demerval Prado Junior. Ele afirma que, na primeira modalidade, a parcela volta ao valor original após o período. "Somente é vantajosa para o cliente em caso de dificuldades financeiras para arcar com o encargo mensal durante um período", orienta.
Abatimento
Usar o fundo para abater parte ou liquidar o saldo devedor pode reduzir o valor de todas as prestações ou ainda diminuir a quantidade de parcelas. Para fazer o pedido de utilização do FGTS no financiamento é preciso apresentar a carteira de trabalho e cópias das folhas de identificação para comprovar o tempo de trabalho, um extrato da conta vinculada ao fundo e a última prestação paga do financiamento ou o CPF.

Qualquer agência da Caixa Econômica Federal recebe os documentos, mas depois encaminha para a unidade onde o financiamento foi feito.
Região Sudeste lidera
A região Sudeste lidera o número de contratos de financiamentos imobiliários feitos no país. Segundo estatística do Banco Central, em agosto deste ano, 63,60% dos financiamentos foram contratados nessa região.

Devedores
O maior índice de inadimplência também está no Sudeste e representa 5,78% dos contratos. São considerados atrasados os financiamentos com mais de três prestações sem pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.