Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Horário de verão começa no próximo domingo (21) em três regiões do país



O horário de verão volta a vigorar, a partir do próximo domingo (21), nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando os brasileiros destas regiões devem adiantar os relógios em uma hora. A medida vale até 17 de fevereiro de 2013. O objetivo é reduzir a demanda de energia no País, especialmente no horário de pico, que se estende das 18h às 21h, quando a iluminação pública é ativada e as famílias retornam para casa, ligam a TV, o ar condicionado, ventiladores, micro-ondas e outros aparelhos. Esse uso pode ser intensificado devido ao calor da estação.

O Ministério de Minas e Energia (MME) prevê que, em geral, o horário de verão gere uma economia de energia em torno de 5% a 5,5%. A conta de luz do consumidor, no entanto, não costuma sofrer alterações – a economia no consumo de energia, em MWh, é em torno de 0,5%.

Mas, por outro lado, a redução da demanda de ponta tem reduzido a necessidade de novos investimentos em cerca de R$ 2 bilhões a cada ano, na construção de usinas geradoras de energia. Há benefícios também com o menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, reduzindo o risco de não atendimento às cargas no horário de ponta.

Neste ano, o estado da Bahia deve ficar fora do horário de verão. O governo do estado anunciou, na quinta-feira (11),  que uma consulta pública mostrou que 76% dos baianos reprovam a alteração de horário. A Bahia havia ficado oito anos fora do horário de verão e só voltou a participar no ano passado.

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão. Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos tem sido em torno de 120 dias de duração.
Fonte: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.