Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fungo já matou quase 7 milhões de morcegos nos EUA e Canadá


Doença chamada de 'síndrome do nariz branco' foi descoberta em 2006.
Especialistas afirmam que ainda não existe cura para fungo.


Quase sete milhões de morcegos morreram na América do Norte desde 2006 devido a um fungo conhecido como “Síndrome do nariz branco” (WNS, na sigla em inglês), indicaram autoridades ambientais nesta semana. Estudo publicado no fim do ano passado revelou que a doença é causada pelo fungo Geomyxes destructans, mas os especialistas não sabem como detê-lo.
Desde 2009, quando foi realizado o último levantamento, houve aumento de mais de um milhão de mortes de animais, sendo que em algumas áreas isto significa quase a todalidade da população de morcegos, disse o especialista em vida selvagem Jeremy Coleman, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.
“Em estados como Nova York, Vermont (nos Estados Unidos) e o sul de Ontário (no Canadá), cerca de 90% da população foi provavelmente impactada”, disse Coleman, que coordena campanha contra o fungo. A quantidade foi copilada a partir de dados de biólogos e modelos matemáticos que projetam a perda em áreas onde a enfermidade se propagou.
“Esta nova informação surpreendente ilustra a ameaça que a síndrome do nariz branco representa aos morcegos e o tamanho do problema que enfrenta nossa nação”, disse Dan Ashe, diretor do Serviço de Pesca e Vida Selvagem.
morcegos saem da caverna no entardecer (Foto: Eric Gay/AP)Morcegos saem de caverna durante entardecer no estado do Texas, nos Estados Unidos. (Foto: Eric Gay/AP)
Valor intangível
“Os morcegos têm um grande valor na economia dos Estados Unidos porque são considerados controladores naturais de pestes em fazendas e florestas, além de ter um papel essencial no combate a insetos que podem transmitir doenças aos humanos”, complementou.

Um estudo recente indicou que os morcegos são um importante pesticida natural. Se fossem taxados, o serviço deles equivaleria a US$ 3,7 bilhões anuais.
O primeiro local onde o WNS foi registrado é em uma colônia de morcegos no estado de Nova York. Depois, a doença se expandiu por mais 15 estados dos EUA e quatro províncias do Canadá. A síndrome é particularmente letal para as espécies que hibernam durante o inverno, como o morcego-marrom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.