Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Procurador diz que Vila pode ser interditada; Santos garante reforma


Após o incidente em que a ambulância não conseguiu entrar no gramado da Vila Belmiro para socorrer o zagueiro do Atlético-MG Rafael Marques nesta quarta, o Santos corre o risco de não jogar em casa contra o Naútico na próxima quinta, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A alegação seria o descumprimento ao Estatuto do Torcedor.

"A probabilidade (da Vila ser interditada) é grande. Não descarta a hipótese de que o clube faça uma obra rápida antes da próxima partida, mas a procuradoria tomará as providências cabíveis e imediatas", explicou o procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Schmitt, em entrevista à rádio Estão/ESPN.

Além de perder o estádio para a próxima partida como mandante, o Santos pode sofrer outros tipos de pena, como multa de R$ 100 à R$ 100 mil - valor previsto no código.

Nesta quinta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante evento sobre a Copa de 2014, no Rio de Janeiro, comentou sobre o incidente na Vila Belmiro e pediu uma reforma no estádio.

"Vi que a demora seria atribuída a um degrau. Acho estranho, pois a Vila Belmiro já recebeu jogos importantes. Foi palco de final de Libertadores. Achei estranho que esse tipo de incidente pudesse ocorrer em um estádio assim. Acho que um estádio com essa importância deveria receber imediatamente uma reforma. Não é pedir luxo, é um serviço básico de emergência, que qualquer estádio deve possuir", afirmou o ministro.

A Vila Belmiro possui laudo do Corpo de Bombeiros assinado em fevereiro de 2011, com validade de dois anos, que garante que o estádio tem três entradas para ambulância. O procurador diz ter certeza que a recente reforma na Vila acarretou o problema.

"Eu não tenho dúvida, foi uma obra recente nos camarotes que acarretou a modificação na infraestrutura. Deveria ter sido notificado. Vale lembrar que, quando morreram sete pessoas na Fonte Nova, também tinha laudo", explica o procurador. "Depois da Fonte Nova, o laudo deixou de ser figurativo. As autoridades vão investigar, mas suspeito que haja uma efetiva especificação do laudo, com prazo de validade, e os clubes deveriam informar obras. Precisa saber, se houve obra e se foi informado. E, se foi informado, porque não foi feita uma nova liberação".

Segundo Paulo Schmitt, o Santos será denunciado pelo artigo 211 do Estatuto do Torcedor: "deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização".

Vistoria

Em comunicado oficial, o Santos informou que fez uma vistoria no estádio ainda na madrugada e que será realizada uma pequena obra para corrigir o problema antes da partida contra o Náutico. A comissão que vistoriou a Vila Belmiro foi chefiada pelo vice-presidente santista Odílio Rodrigues.

Confira a nota na íntegra:

O Santos FC esclarece que realizou vistoria técnica ainda na madrugada desta quinta-feira (18), na Vila Belmiro, para avaliar os acontecimentos da partida entre Santos e Atlético MG. A comissão chefiada pelo vice-presidente Odílio Rodrigues já detectou que obras devem ser feitas para permitir o acesso de ambulâncias ao campo. Elas devem estar finalizadas antes da partida entre Santos x Náutico, no dia 25 de outubro, que é o próximo jogo marcado para o estádio.

O Santos FC reitera que a Vila Belmiro, durante a realização de partidas, conta sempre com três ambulâncias ao todo (uma a mais do que pede o Estatuto do Torcedor, de acordo com a capacidade do estádio), sendo duas UTI, que ficam nos dois lados do campo, mais uma de remoção. Há também dois postos médicos para pronto atendimento: um no vestiário do visitante e outro no ginásio.

Os atletas atendidos ontem passam bem. O Santos FC deseja a eles a mais pronta recuperação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.