Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 27 de outubro de 2012

BMW anuncia investimentos de R$ 500 milhões em fábrica no Brasil


A primeira fábrica da BMW na América Latina será construída no Brasil, com investimentos superiores a R$ 500 milhões, anunciou o vice-presidente da BMW, Ian Robertson, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e da Fazenda, Guido Mantega, hoje, no Palácio do Planalto. Segundo Robertson, a produção estará de acordo com o novo regime automotivo implementado pelo governo brasileiro. Também participou do encontro o governador de Santa Catarina (SC), Raimundo Colombo.
A nova fábrica será construída em Araquari (SC) e deve gerar 1.300 empregos diretos. O início da produção está previsto para junho de 2014 e a capacidade de produção prevista é de até 30 mil veículos por ano. A princípio, a empresa vai produzir utilitários pequenos, mas, segundo o vice-presidente, “a produção vai seguir a demanda” e as perspectivas são boas. Segundo ele, o mercado de carros de luxo no Brasil hoje significa apenas 1% do total, mas há grande potencial de crescimento nos próximos anos.
“Hoje tivemos a oportunidade de nos reunir com a presidenta e sua equipe de ministros, e nosso plano de investimento recebeu um forte apoio do governo. Nossa expectativa é de que os primeiros carros sejam produzidos no fim de 2014 (…) Nosso plano de investimentos chega a 200 milhões de euros e isso inclui o desenvolvimento de toda a instalação para a produção da carenagem, pintura e montagem no Brasil. Acreditamos que a chegada do primeiro fabricante de automóveis de luxo é um marco para o desenvolvimento da indústria automotiva no país”, afirmou Robertson.
Para o ministro Fernando Pimentel, o Inovar-Auto contribui para a fabricação de veículos mais econômicos e seguros, além de ajudadr no aumento da concorrência, uma vez que incentiva novos investimentos como o da BMW. Ele destaca outros aportes já anunciados, como os das empresas chinesas JAC Motors e Chery, que também anunciaram a construção de unidades no país.
Regime automotivo
A BMW é uma das empresas que já protocolou, no MDIC, o pedido e habilitação no novo regime automotivo do governo brasileiro, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), criado no âmbito do Plano Brasil Maior. O programa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a segurança, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos veículos e das autopeças.
A habilitação da BMW possibilitará à empresa os benefícios fiscais previstos no regime automotivo, como cotas de importação com direito a crédito presumido, até a construção da fábrica. Após o início da produção, para ter direito aos benefícios fiscais relacionados na lei, a empresa terá que cumprir um mínimo de etapas produtivas em seu processo industrial e comprovar, por exemplo, dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.
Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.