Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Rapidinhas do Presidente

                                        Luta contra PL da terceirização
                                     terá batalha decisiva nesta semana


A semana será repleta de atividades e mobilizações sindicais. A batalha principal ocorrerá na Câmara dos Deputados, onde a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar, na quarta (14), o Projeto de Lei 4.330, de Sandro Mabel, que amplia as terceirizações e ataca as garantias trabalhistas.
Hoje (12) à tarde, haverá nova rodada de negociação sobre o projeto, em Brasília, na mesa quadripartite, que reúne representantes das Centrais Sindicais, governo federal, deputados e empresários.
CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CTB e CGTB fazem intensa mobilização contra o PL 4.330, que reintroduz o que propunha a Emenda 3 (vetada por Lula) e libera geral para a “pejotização”, ou seja, a contratação de trabalhadores não mais pela CLT, mas por meio de pessoa jurídica, com emissão de nota fiscal. O PL de Sandro Mabel quer dar legalidade para o capitalismo selvagem. 

Na terça (13), a CUT inicia vigília no Congresso Nacional com milhares de trabalhadores e dirigentes cutistas, para pressionar deputados a não aprovar o projeto na CCJ, onde tramita em caráter terminativo, ou seja, se aprovado, pode seguir direto para ser examinado pelo Senado.

INSS - Nesta terça, dia 13, sindicalistas aposentados e da ativa farão protestos em frente às superintendências e unidades do INSS em todo o País. O objetivo é chamar atenção para a necessidade de aumentar os proventos dos aposentados e derrubar o Fator Previdenciário, criado no governo Fernando Henrique.
Escola Dieese abre inscrições
para o processo seletivo 2014

As inscrições para o terceiro processo seletivo do curso de graduação em Ciências do Trabalho da Escola Dieese já estão abertas. Interessados podem se inscrever até 30 de outubro. São oferecidas 40 vagas e as aulas terão início em fevereiro de 2014.
O curso é dotado de uma grade curricular integrada, com ênfase em Economia Política, Sociologia e História Social. A proposta é de uma formação crítica, científica e humanista, que privilegia o ponto de vista do trabalhador, visando uma atuação transformadora na sociedade.
Seleção - O processo seletivo é constituído de duas etapas, com provas que podem ser realizadas por agendamento. A primeira etapa consta de uma redação e, a segunda, de uma entrevista que terá como objetos a trajetória e o currículo do candidato.
Agendamento - De segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas (rua Aurora, 957, Centro, São Paulo) ou por meio do site www.escola.dieese.org.br

Confederações lançam gibi sobre redes sindicais

O projeto “Promoção de Direitos Trabalhistas da América Latina” lançou cartilha especial, em formato de gibi, para explicar como funcionam as redes sindicais.

A publicação é voltada para os trabalhadores dos setores químicos e metalúrgicos. O projeto é conduzido pela CUT, por meio da Confederação Nacional dos Metalúrgicos e Confederação Nacional do Ramo Químico.
As redes promovem o intercâmbio de trabalhadores de diferentes plantas de uma empresa.
Produção industrial cresce em
10 de 14 regiões pesquisadas pelo IBGE

A produção industrial aumentou no mês de junho em dez dos 14 Estados pesquisados. São Paulo, o Estado mais industrializado, teve alta de 2,9% ante maio, e de 3,1% sobre junho do ano passado. A indústria paulista acumula 2,9% de aumento na produção em 2013 e 0,5% em 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.