Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dirigente da CNM assume coordenação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador

Crédito: Divulgação
Geordeci também integra a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde
Geordeci também integra a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde
O secretário de Saúde e Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Geordeci Menezes de Souza, é o novo coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), um dos órgãos de assessoria do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde.

Geordeci já integra a mesa diretora do CNS e sua eleição para coordenação da CIST amplia a participação da representação sindical da CUT nos fóruns de discussão e formulação de políticas públicas de saúde. “Agora a CIST tem um caráter eminentemente sindical, no setor de usuários. Além de minha eleição para a coordenação como representante da CUT, as cinco centrais têm membros titulares, junto com outras três entidades sindicais. Na suplência, há membros de outras quatro entidades sindicais. Ao somarmos as entidades sindicais representadas no segmento profissionais da saúde, a representação total na CIST chega a 19 membros”, explicou o secretário de Saúde da CNM/CUT.

Segundo ele, a CUT também tem representação, como titular, nas seguintes comissões que integram o CNS: Acompanhamento das Políticas em DST/AIDS, Recursos Humanos e Orçamento e Finanças. “Nossa central tem suplências nas comissões de Saúde da Criança, Adolescente e Jovem, Educação Permanente para Controle Social no SUS, Práticas Integrativas e Complementares no SUS, Saúde da População Negra e Saúde Suplementar”, assinalou o dirigente.

Ramos cutistas
Geordeci destacou ainda que a CNM/CUT foi escolhida para ocupar a suplência de outras duas comissões: Saneamento e Meio Ambiente e Saúde da Mulher. Ele disse também que outras entidades de ramos cutistas – urbanitários (FNU), ramo financeiro (Contraf), construção civil (Conticom), comércio (Contracs), aviação civil (Fentac) e aposentados (Sintapi) – têm titularidade e suplência em várias comissões.

“Nossa central e suas entidades agora têm 31 assentos no total”, explicou. “Com isso, será possível levar a nossa visão sobre a saúde pública – em todos os seus aspectos – para o debate nas comissões. E estando na coordenação da CIST, vamos com força total na preparação da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que deve acontecer em 2015”, finalizou.

(Fonte: Solange do Espírito Santo - assessoria de imprensa da CNM/CUT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.