Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

As lições de Eike Batista


O que os erros e os acertos do empresário mineiro Eike Batista podem ensinar para sua carreira


ernando Lemos/EXAME


Eike Batista
Eike Batista: erros e acertos do empresário são lições de carreira
Mais do que ninguém, me pergunto onde errei”, escreveu o empresário mineiro Eike Batista, de 56 anos, em artigo publicado no jornal Valor Econômico,em meados de julho. “Falhei e decepcionei muitas pessoas, em especial por causa da reversão de expectativas da OGX.”
Eike se refere a sua empresa de petróleo cujo valor das ações caiu 90% de um ano para cá. “O fraco desempenho da OGX levou a um déficit de credibilidade com o qual nunca me deparei”, disse o empresário.
Até então, Eike era considerado o exemplo mais bem-acabado do empreendedor de sucesso de um Brasil que crescia vertiginosamente. Suas promessas, no entanto, deixaram a desejar — uma falha comum a alguns profissionais.
O abismo entre o discurso de Eike e o resultado pífio da OGX gerou uma crise de desconfiança que se estendeu para as outras companhias do grupo EBX, que reúne 16 empresas, como a MMX(mineração), a MPX (energia) e a LLX (logística). Parece que nem a superstição do executivo em colocar o X no final do nome de todas as empresas livrou-o do fiasco. Veja o que aprender com os pontos fortes e fracos de Eike.
Onde ele foi bem
Bem articulado
Em oito anos, Eike conseguiu captar 26 bilhões de dólares em investimentos para suas empresas, além de 10,4 bilhões de reais financiados pelo BNDES, o banco do governo federal. Ele usava, acima de tudo, sua imagem de empreendedor bem-sucedido para negociar.
“Ele é socialmente agradável, fala de arte e música e está sempre disponível”, diz Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, headhunter e colunista de VOCÊ S/A, que já esteve com o executivo. Ser capaz de vender ideias é a única forma de conseguir os recursos
necessários para colocar os projetos em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.