Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Investigador Cientista defende que "somos todos marcianos"

Investigador defende que "somos todos marcianos"
A vida nasceu na Terra graças a um metal proveniente de Marte, que chegou ao nosso planeta num meteorito, segundo uma nova teoria apresentada pelo investigador norte-americano Steven Brenner.
O ingrediente vital para a vida na Terra foi uma forma oxidada de molibdénio, um metal utilizado atualmente em ligas usadas no fabrico de ferramentas de bricolage ou coroas dentárias.
Mas na época em que a vida apareceu na Terra, este molibdénio serviu para impedir que as moléculas de carbono - fundamentais a todas as formas de vida - se deteriorassem e acabassem em alcatrão, defende Steven Brenner, professor no Instituto Westheimer para a Ciência e a Tecnologia em Gainesville, nos EUA.
"Só quando o molibdénio está fortemente oxidado é que se torna capaz de influenciar a formação de uma vida primitiva", precisa Brenner, que apresentou hoje a sua teoria numa conferência internacional consagrada à geoquímica em Florença, em Itália.
"Esta forma de molibdénio não poderia estar presente na Terra na altura em que os primeiros elementos da vida apareceram, porque há três milhões de anos a superfície da Terra não continha muito oxigénio, ao contrário de Marte", explica.
Na altura, a Terra era constantemente bombardeada por cometas e asteróides. Tal como Marte, o que explica como é que detritos marcianos foram projetados no espaço e acabaram no nosso planeta, atraídos pelo campo de gravidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.