Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Para Lula, protestos contra médicos cubanos em Fortaleza foi abominável


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) denominou ontem de “abominável” o protesto organizado contra os médicos cubanos, protagonizado em Fortaleza, no Ceará. Em evento de 30 anos da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em São Bernardo, o petista tratou o caso pela primeira vez de forma incisiva, considerando preconceituosa a atitude dos profissionais do País, que lideraram a manifestação na segunda-feira. “Eles estão cobrindo o lugar que os brasileiros não querem ir. Não estão indo à Avenida Paulista ou Copacabana.”
Grupo de 96 médicos cubanos, inscritos no programa Mais Médicos, do governo federal, foi hostilizado sob gritos de incompetentes e escravos. Lula chamou de “grandiosa” a postura dos profissionais estrangeiros ao aceitar o desafio de atender em regiões remotas do Brasil. “O levantamento do programa prova que faltam médicos (na rede), não tem ginecologista, pediatra suficientes. Sou totalmente solidário à atitude da presidente Dilma (Rousseff, PT) e do ministro (da Saúde, Alexandre) Padilha, que tiveram coragem.”
O ex-presidente remeteu os problemas na Saúde ao fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), quando a oposição conseguiu força para enterrar o tributo, o que resultou numa perda de arrecadação, segundo a União à época, de R$ 50 bilhões. “A elite derrubou. Não é possível elevar ao top se não existir dinheiro. Se houvesse manifestação (dos apoiadores do governo) naquela oportunidade acredito que não teríamos perdido”, alfinetou.
Num discurso de praticamente uma hora, Lula exaltou série de medidas adotadas por Dilma, como a proposta de plebiscito por reforma política, investimentos em Mobilidade Urbana e parcela de destinação fixa de recursos do royalties para Educação. “Temos de criar condições para que ela (Dilma) faça mais. Uma coisa que podemos dar certeza é que a inflação não vai voltar.”
PRESENÇAS ILUSTRES 
José Dirceu e Delúbio Soares estiveram na ala VIP do Pavilhão Vera Cruz durante a solenidade e, em diversos momentos, foram citados pelos oradores. Presidente nacional da CUT, Vagner Freitas fez questão de elogiar a dupla, classificando como “orgulho” o fato de os ex-homens-fortes do governo Lula terem participado ativamente do processo de construção da entidade.

Dirceu e Delúbio protagonizaram o escândalo do Mensalão. Dirceu foi acusado de comandar a operação de compra de votos parlamentares no Congresso, enquanto Delúbio era quem negociava com empresários, como Marcos Valério, a arrecadação para financiar o esquema político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.