Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Centrais sindicais realizam dia de mobilização com protestos pelo País

Ao menos oito capitais têm paralisações de categorias. Atos fazem parte do Dia Nacional de Manifestação e Luta

A Força Sindical e outras centrais sindicais celebram em todo o País, nesta sexta-feira, o Dia Nacional de Manifestação e Luta. O objetivo dos sindicalistas é chamar a atenção do Congresso Nacional e os governos federal e estaduais para a classe trabalhadora. Avenidas e rodovias em pelo menos oito capitais sofrem interdições durante os atos. Diversas categorias prometeram parar no dia de hoje. 
Veja imagens de manifestações pelo País nesta sexta:
Força Sindical realizam protesto no viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo (SP). Foto: Futura Press
1/12
Os protestos já foram vistos nos Estados da Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O transporte público tem sido afetado durante os atos. Em Fortaleza (CE), por exemplo, sindicalistas bloquearam a saída de coletivos dos sete terminais da cidade. Há informações de confronto entre mebros da CUT e policiais militares. 
Além das causas sindicais, movimento sociais aproveitam o dia para pedir melhorias nas sistemas de saúde e moradia. Em São Paulo, no final da madrugada desta sexta-feira, um protesto bloqueou a rodovia Anchieta. Por volta das 5h, moradores do Conjunto Habitacional Imigrantes iniciaram uma marcha, sentido Anchieta. O local foi liberado por volta das 9 horas. 
Os protestos fazem parte do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, que tem entre as reivindicações redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial, valorização das aposentadorias, rejeição ao Projeto de Lei 4.330/04, que regulamenta a terceirização nos serviços público e privado, além da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, de 10% do orçamento da União para a saúde e melhorias no transporte público.
*com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.