Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Trabalhador poderá investir parte do FGTS em fundo de infraestrutura

Nesta terça-feira (12/11), a Caixa Econômica Federal informou em comunicado que os trabalhadores poderão dar um novo destino ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os brasileiros terão a oportunidade de investir 30% do valor em um fundo de infraestrutura.
Os objetivos são aumentar a rentabilidade do FGTS, que hoje rende menos que a inflação - 3% mais a Taxa Referencial (TR) - e financiar projetos de infraestrutura no Brasil em energia, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e saneamento.
Por intermédio do Fundo de Investimento em Cotas (FIC), no início, os trabalhadores poderão investir conjuntamente até R$ 2 bilhões.
O banco ainda não determinou a data de lançamento do novo fundo. Em nota, a instituição divulgou que "para a formatação do FIC FI-FGTS tem sido enfrentadas diversas questões, especialmente as relacionadas à constituição de patrimônio, as características de risco e retorno, precificação de ativos, liquidez das cotas, governança do Fundo e rentabilidade, entre outros temas sensíveis e de fundamental importância, os quais vem apresentando evolução de entendimentos junto aos órgãos regulamentadores, notadamente a Comissão de Valores Imobiliários (CVM)". Criar o novo fundo só foi possível porque houve um acordo entre a instituição financeira e a CVM.
Existe risco no investimento e não há uma média de remuneração para os trabalhadores, já que os recursos serão aplicados em dívidas de empresas de infraestrutura. (Época Negócios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.