Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Saúde realiza segundo mutirão do câncer de próstata de 2013

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) projetou para o biênio 2012-2013 o surgimento de 520 mil novos casos de câncer. Documento “Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil”, produzido pelo órgão, revela novas localizações de tumores menos raros, como bexiga, ovários, tireoide, Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe e linfoma não Hodgkin. No entanto, a previsão é de que, entre os homens, o câncer de próstata continue sendo o tipo mais comum, fato que exige prevenção. Por isso, a Secretaria de Saúde de Uberaba vai realizar mutirão para exames do câncer de próstata, creatinina, glicemia e medição do Índice de Massa Corporal (IMC) neste sábado, dia 30.
De acordo com o secretário Fahim Sawan, a programação faz parte da comemoração ao Novembro Azul, por isso as Unidades Regionais de Saúde dos bairros Boa Vista e São Cristóvão vão receber os pacientes no período das 8h às 17 horas. Estarão envolvidos na ação dez médicos, realizando todos os exames, e vários outros profissionais de saúde, com orientações sobre os mais variados temas. “Na última campanha, conseguimos receber quase 800 homens e diagnosticamos mais de 30 casos positivos. Precisamos passar por cima do preconceito. É importante que todos os homens participem. Já salvamos trinta vidas, mas podemos salvar muito mais. O câncer de próstata tem cura, mas é preciso ser diagnosticado com antecedência”, alerta.
Segundo o urologista Antônio Fernando Hueb – um dos responsáveis pela organização do mutirão nas unidades –, os pacientes vão receber instruções sobre todos os serviços e exames disponíveis na unidade e as melhores formas de prevenção contra diversas doenças, principalmente o câncer de próstata. O especialista alerta que, para melhores resultados, é preciso que as pessoas façam um jejum de pelo menos seis horas. “Vamos fazer exames para prevenir doenças nos rins, diabetes, câncer de próstata e obesidade e para isso o jejum pode dar uma visão melhor dos resultados”, ressalta o médico.
Os exames são recomendados para todos os homens com mais de 50 anos. A idade diminui para maiores de 45 anos quando há antecedentes de parentes que já tiveram câncer. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.