Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ex-engenheiros da Nokia desenvolvem novo sistema operacional

Jolla promete concorrência com outros sistema operacionais. Ele é compatível com o Android, do Google.
Engenheiros que trabalhavam na Nokia desenvolvem um novo dispositivo para smartphones baseado no Meego, que já foi adotado pela fabricante finlandesa. A plataforma de código aberto foi abandada pela Nokia em 2011, quando começou a usar o Windows Phone em seus dispositivos.
O Meego foi anunciado pela Intel e Nokia em 2010, durante o Mobile World Conference. O sistema foi responsável por equipar um único smartphone da Nokia, o N9, que foi lançado em junho de 2011.
O novo sistema Sailfish está presente no smartphone Jolla, que foi lançado na Finlândia. O aparelho conta com tela de 4,5 polegadas, câmera de 8 megapixels, conectividade 4G e acesso ao serviço de mapas HERE, da Nokia, que cobre 190 países.
A nova plataforma é compatível com o Google Play, assim, os usuários do Jolla terão acesso aos 85 mil aplicativos do Android, do Google. O valor do aparelho é de 399 euros.
Marc Dillon, chefe de software da Jolla e um dos fundadores da companhia em 2011, disse que o sistema operacional oferece vantagens sobre os rivais.
"Estamos oferecendo uma opção de classe mundial, uma alternativa para os consumidores que pode ser muito ágil e poderosa", disse Dillon.  "Para o nosso negócio de sistema operacional há uma grande oportunidade, porque atualmente há apenas uma opção realmente disponível para todos os fabricantes mundiais de celulares, que é o Android", afirmou ainda.
NeilMawston, da Strategy Analytics, disse que o Jolla não deve ter potencial para superar o iPhone ou o Samsung Galaxy, mas pode encontrar um nicho no mercado. "Em algum momento vamos começar a procurar por uma alternativa ao Android e à Apple, então aí pode estar uma oportunidade para o Jolla nesse mercado cíclico", afirmou.
 “Mas eu acho que terão de ser lançadas duas ou três versões nos próximos tempos, antes de sabermos realmente se o Jolla ou o Sailfish poderão desafiar Apple. Android ou Microsoft”, completou.
O aparelho começou a ser comercializado na última quarta-feira (27), e de acordo com a operadora finlandesa DNA, havia “milhares de pedidos antecipados” em 136

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.