Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 23 de novembro de 2013

INPC acumulado em 2013 até o Momento, inflação em 2013

INPC Acumulado

Diversas negociações de reajuste de salários utilizam a variação do INPC ao longo do último ano como referência. O valor acumulado é calculado pela soma dos valores mensais ao longo dos doze últimos meses.
O valor anual refere-se à soma dos valores mensais acumulados de Janeiro até Dezembro de cada ano. 
AnoAcumulado
20134,25%
Produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um dos principais indicadores brasileiro da variação mensal dos preços. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 e 5 salários mínimos mensais, o que representa aproximadamente 50% das famílias brasileiras.

O Índice INPC

Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979, o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) é muito utilizado pelo Governo como parâmetro para o reajuste de salários em negociações trabalhistas.
O índice mede a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias de baixa renda, com remuneração mensal de um a cinco salários mínimos, entre os dias 1º e 30 do mês de cada mês, abrangendo onze regiões metropolitanas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília.

Como Calcular

O período de coleta do índice estende-se, em geral, do dia 01 ao dia 30 do mês de referência. A população-objetivo abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (um) e 5 (cinco) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões.
Importante: Até 31 de Dezembro de 2011 eram consideradas no cálculo do INPC as famílias com rendimento de 1 a 6 salários mínimos. A partir de 01 de Janeiro de 2012, o cálculo do índice passou a considerar as famílias com rendimento de 1 a 5 salários mínimos em função da elevação real da renda do brasileiro evitando, assim, a desvirtuação da faixa salarial.
Os dados são coletados junto as famílias nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e Goiânia.
índice INPC é divulgado mensalmente pelo IBGE. 
A partir de Janeiro de 2012 o INPC passou a ser calculado com base nos valores de despesa obtidos na Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF de 2008/2009. A POF é realizada a cada cinco anos pelo IBGE em todo o território brasileiro o que permite atualizar os pesos (participação relativa do valor da despesa de um item consumido em relação à despesa total) dos produtos e serviços nos orçamentos das famílias. De Julho de 2006 à Dezembro de 2011 a base dos índices de preços ao consumidor era a POF de 2002/2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.