Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Programa Mais Médicos tem 18,4 mil inscritos e adesão de 3,5 mil municípios

8 mil inscrições inválidas podem ser regularizadas até domingo, diz ministro.
Período de inscrições de médicos e municípios será reaberto no dia 15.

Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (26) que 18.450 profissionais e 3.511 prefeituras (63% dos municípios do país) se inscreveram para participar do primeiro ciclo de contratações do programa Mais Médicos, do governo federal. Nas inscrições, as 3.511 prefeituras apontaram a necessidade de um total de 15.460 médicos.
As inscrições de médicos e municípios para a primeira rodada de contratações se encerraram às 23h59 desta quinta (25). De acordo com dados do ministério, das 18.450 inscrições, 3.123 estão finalizadas e 15.327 ainda estão pendentes (com prazo para conclusão até domingo). Entre as pendentes, 8.307 têm números de registro profissionais inválidos. Pouco mais de 10% dos inscritos (1.920) apresentaram registros profissionais provenientes de 61 países. De acordo com o ministro  da Saúde,  Alexandre Padilha, os estrangeiros com maior número de inscrições são de Espanha, Argentina e Portugal.
Desde o lançamento do programa, as principais entidades da categoria romperam o diálogo com o governo e acionaram a Justiça para barrar a contratação de estrangeiros sem revalidação de diplomas expedidos fora do país e comprovação da proficiência em português.
Por discordar das normas de contratação dos profissionais do exterior, o Conselho Federal de Medicina, a Federação Nacional dos Médicos e a Associação Médica Brasileira (AMB) ingressaram com ações civis na Justiça Federal solicitando a suspensão do programa. O Judiciário, no entanto, ainda não se manifestou sobre os pedidos de liminar (decisão provisória) das entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.