Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cientistas japoneses recriam fígado humano em laboratório

Órgão foi produzido a partir de células-tronco reprogramadas.
Resultado foi divulgado nesta quarta-feira na revista científica 'Nature'.

Pesquisadores do Japão recriaram em laboratório um fígado humano a partir de células-tronco reprogramadas que foram extraídas da pele, o que possibilita obter novas perspectivas para pacientes que aguardam um transplante.
Um estudo que apresenta a técnica, que utilizou as chamadas células pluripotentes induzidas (iPS) foi publicado nesta quarta-feira (3) na edição on-line da revista “Nature”.

Cientistas da Universidade de Yokohama implantaram em um camundongo um projeto de fígado que se transformou em órgão vascular com as propriedades de um fígado humano.

O tecido hepático humano utilizado conseguiu produzir proteínas específicas que agem na filtragem/limpeza, o que aumentou a sobrevida dos roedores que tinham problemas hepáticos.
Entretanto, ainda é cedo para dizer se a técnica pode funcionar em humanos. Apesar disso, Takanori Takebe, um dos autores do estudo, é otimista a respeito. “De alguma forma, nossa pesquisa é válida”, explicou ele em conferência de imprensa realizada por telefone.
No experimento, os cientistas usaram células pluripotentes induzidas (iPS), que são células adultas reprogramadas para obter as propriedades das células-tronco embrionárias.
No laboratório, as células adultas ficam em um estágio quase embrionário, o que permite obter quatro novos genes (normalmente inativos nas células adultas). Depois, voltam a uma fase imatura, com a capacidade de se diferenciar em todos os tipos celulares, dependendo do ambiente em que se encontram.
Os cientistas concordam que ainda levará algum tempo até que essas conclusões sejam aplicadas na medicina regenerativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.