Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 8 de julho de 2013

STIMA - Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Açailândia e Região do Maranhão Divulga Índice de Acidentes no Trabalho no Ramo nos Últimos 03 Anos em Açailândia

O Relatório foi criado pelo STIMA a partir de 01 de janeiro de 2010 com arquivamentos de registros da CAT - Comunicação de Acidente do Trabalho protocolados no Sindicato pelas Empresas empregadoras, as CAT`S são protocoladas através de Acordo firmado entre os sindicatos Patronal e Profissional. Esses dados se referem exclusivamente as comunicações emitidas apenas  com trabalhadores que laboram no município de Açailândia.  

Confira as quantidades de CAT`S protocoladas na sede do  entidade nos últimos anos:
2010 - emitidas 55 
2011 - emitidas 141 
2012 - emitidas 104
2013 - já foram emitidas até essa data 52

Nos últimos quatro anos pelo menos 04 trabalhadores morreram durante o exercício laboral, dois deles por atropelamento e outros dois por choque elétrico.

Os maiores índices de afastamento está ligado as doenças ocupacionais, seguidas por: queimaduras, mutilação e problemas de coluna.
  
Segundo o presidente do STIMA Jarlis Adelino o índice pode ser bem maior do que apresenta a Entidade. A pesar da fiscalização periodica nesse aspecto muitos acidentes deixam de ser comunicados ao INSS e ao proprio Sindicato devido omissão em alguns casos as vezes ocasionadas pelo próprio trabalhador, que deixa de comunicar a empresa sobre o seu acidente achando que os ferimentos são superficiais, outros por não querer o afastamento, em alguns casos existe omissão por parte das empresas que se negam a emitir a CAT por apresentar alguma irregularidade no local de trabalho ou procedimentos errados na execução da atividade, nesses casos o trabalhador pode procurar emitir a CAT ele proprio ou o Sindicato desde que esteja com todas as evidencias do acidente e atestado medico acompanhado do laudo disse Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.