Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Anvisa permite venda de extrato de tomate com pelos de ratos e insetos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) admitiu que alguns produtos são comercializados com uma certa “tolerância” e que existe sim a possibilidade de que sejam encontradas algumas “partículas” de pelos de ratos e insetos em produtos vendidos ao consumidor.

Nesta semana a ANVISA proibiu a venda e distribuição de um lote do extrato de tomate da marca Heinz. Foram encontrados pelos de ratos “acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente”.
Mas o que significa “acima do limite permitido”? Desde 2014, a Anvisa estabelece alguns requisitos mínimos para a quantidade de “sujeira” tolerada em alimentos e bebidas.

No caso dos produtos derivados de tomate, como o do lote fabricado pela Heinz, é permitido um fragmento de pelo de roedor por 100g de produto. Mais do que isso, o lote é vetado e a empresa ainda pode ser interditada e obrigada a pagar uma multa entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.

O laudo da Fundação Ezequiel Dias (LACEN-MG) — laboratório credenciado pela Agência — informa que foi detectada uma “matéria estranha” indicativa de risco à saúde humana no extrato de tomate.

A Heinz enviou uma nota dizendo que o lote em questão já foi recolhido e que os produtos que estão no mercado são adequados ao consumo.

FONTE: http://www.brasilverdeamarelo.com/anvisa-permite-venda-de-extrato-de-tomate-com-pelos-de-ratos-e-insetos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.