Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Piauí realiza mais de 160 transplantes de órgãos

A Central de Transplantes do Estado do Piauí contabiliza que foram realizados 166 transplantes em 2014, de córnea e de rins. A informação foi concedida durante as atividades da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, que ocorre até sábado (27), data em que se comemora o Dia Nacional do Doador. O objetivo da Semana é sensibilizar a população brasileira e piauiense da grande importância do processo de doação como um instrumento essencial para salvar vidas.
Neste mês de setembro, o secretário estadual de Saúde (Sesapi), Mirócles Veras, anunciou, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), que serão iniciados, em um prazo de seis meses, os transplantes de fígado na rede capacitada para realizar o procedimento no Estado. Até o dia 22 deste mês, foram captados e encaminhados a outras Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDOs) oito fígados.
Uma equipe de profissionais piauienses está em formação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para realizar o transplante de fígado no HGV. Maria de Lourdes Veras acredita que, logo nos primeiros meses de 2015, este tipo de transplante, “que está no topo da alta complexidade”, começará a ser realizado no Piauí.
Foto: Assis Fernandes/O Dia

Maria de Lourdes afirma que, no início de 2015, o Estado deve passar a realizar transplantes de fígado no HGV
“Além de sensibilizar a população para doação de órgãos, queremos agradecer a família dos doadores piauienses. A doação é um ato que salva vidas e a população precisa alertar para isso. Os pacientes que necessitam de órgãos não têm outra opção e a doação é a última tentativa para terem uma vida melhor”, comenta.
A Sesapi trabalha ainda para conseguir os requisitos necessários para a realização de transplantes de coração. Em maio do ano passado, o HGV fez sua primeira captação de coração. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado pela equipe da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos.
“Estamos nos estruturando. O coração é um órgão sensível e o transplante é complicado. Precisamos estar bem preparados, com cirurgias cardíacas, unidades de hemodinâmica e a unidade coronariana”, pontua Maria de Lourdes Veras.
Somente no HGV foram realizadas 35 captações de múltiplos órgãos nos últimos dois anos, sendo 20 destas de fígado. O estado do Ceará, maior transplantador de fígado do país, recebeu 70% dos órgãos oriundos do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.