Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Banco BVA pede falência à Justiça paulista

Pedido foi feito pouco mais de um ano após o BC decretar a liquidação extrajudicial da instituição

Reprodução
Letreiro do banco BVA, colocado em leilão
O banco BVA entrou com pedido de auto-falência no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), na tarde desta quinta-feira (11). Agora, cabe ao juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, Daniel Carnio Costa, aceitar ou negar o pedido. O processo foi protolocado pelo advogado João Carlos Silveira.
Em junho de 2013, o Banco Central do Brasil (BC) decretou a liquidação extrajudicial do banco, que se encontrava em regime de intervenção desde 19 de outubro de 2012. Foram apontados indícios de fraude, desvio de dinheiro e gestão fraudulenta pelo BC.
À época, o órgão constatou que o BVA não cumpria a regulamentação para conceder empréstimos. O banco precisaria de provisionamentos para créditos de má qualidade em torno de R$ 890 milhões, mas os auditores teriam omitido o problema.
Com sede no Rio de Janeiro, o BVA detinha 0,17% dos ativos do sistema financeiro nacional e 0,24% dos depósitos no País, além de sete agências localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Segundo dados do BC, o banco deixou um prejuízo de R$ 1,6 bilhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.