Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Nissan afasta 279 funcionários de fábrica do RJ

Motivo é a redução da demanda do mercado automotivo brasileiro. Empresa não informou até quando vale a suspensão

Fábrica da montadora japonesa em Resende (RJ) contou com investimentos de 2,6 bilhões de reais
Fábrica da montadora japonesa em Resende (RJ) contou com investimentos de 2,6 bilhões de reais (Divulgação/VEJA)
Cinco meses após a inauguração de sua nova fábrica, a Nissan anunciou nesta quarta-feira a suspensão temporária (layoff) do contrato de trabalho de 279 funcionários de sua unidade em Resende (RJ). "Em função da redução da demanda do mercado automotivo brasileiro registrada nos últimos meses, e como tem sido aplicada por outros fabricantes do setor, a Nissan decidiu adotar a suspensão temporária do contrato de trabalho para 279 funcionários", afirmou, em nota. A empresa não informou por quanto tempo vale a suspensão.
Em agosto, a produção de veículos no Brasil caiu 22,4% ante igual período do ano anterior, para 265,9 mil unidades. Na mesma base de comparação, as vendas de autos e comerciais leves recuaram 17,12%, para 259.152 unidades.
Segundo a companhia, a medida teve aprovação do sindicato dos trabalhadores e tem o objetivo de preservar os empregos. Segundo a Nissan, a decisão não afetará o abastecimento das concessionárias. "A Nissan reafirma que mantém todos os seus investimentos e projetos previstos para o Brasil", complementa a nota.
layoff consiste na redução da carga horária ou suspensão temporária de contratos, sendo que os trabalhadores têm direito à remuneração e outros benefícios durante o período de afastamento. 
A fábrica da montadora japonesa em Resende contou com investimentos de 2,6 bilhões de reais para produção de modelos compactos. Na época, o presidente da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que a meta era alcançar 5% do mercado brasileiro de veículos. A unidade, com capacidade de produzir 200 mil veículos e motores por ano, tem cerca de 1.800 funcionários. 
(Com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.