Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rapidinhas do Presidente


   Segurança dos profissionais de imprensa é tema do Câmera Aberta de quarta (19)

A morte do cinegrafista Santiago Andrade reacendeu o debate sobre a segurança dos profissionais de imprensa. Nas grandes manifestações de rua, ano passado, vários profissionais sofreram agressões de policiais ou de grupos supostamente radicais.
Falta, porém, discutir que condições de trabalho as empresas oferecem aos profissionais levados à linha de frente das coberturas. A morte, agora, de Santiago Andrade (Band), bem como a de Tim Lopes (Globo), em 2002, revela a fragilidade dessas condições.
Além dos equipamentos e de técnicas de segurança para áreas de conflito, as empresas oferecem seguro de vida ou retaguarda jurídica às famílias? Elas acionam o Estado quando seus funcionários sofrem violência policial?
Câmera Aberta vai ouvir o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto); o coordenador de Comunicação do Instituto Conectas de Direitos Humanos, João Paulo Charleaux; e o presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, Inácio Teixeira.
Na linha - Por telefone, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, fala sobre as ações da entidade por melhores condições de trabalho no setor.
Internet - Câmera é transmitido pela TV Aberta São Paulo (9 NET e 186 VivoTV), das 19 às 20 horas. Assista também no site www.tvaberta.tv.br

Dieese lista 11 categorias com direito a protetor solar
Na sexta (14), a Agência Sindical divulgou matéria dando conta da luta de trabalhadores para receber protetor solar dos empregadores. No sábado, dia 15, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Guarulhos reuniram-se no Sindicato dos Servidores Municipais (Stap), quando elaboraram pauta de reivindicações onde o item direito a protetor solar desponta.
Na segunda, dia 17, o Dieese, em comunicado assinado por Daniel Ribeiro, nos informou sobre 11 categorias profissionais que já têm o benefício garantido em Convenção Coletiva.
São elas: trabalhadores dos Correios; na Construção Civil do Distrito Federal, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e de São Paulo; Eletricitários de Furnas (MG); Purificação e Distribuição de Água Caesb (DF), Caern (RN), Casan (SC); Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); e Limpeza Urbana da capital paulista.
Os dados foram apurados pelo Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese.
Inca - O Instituto Nacional do Câncer aponta que 134.170 brasileiros tiveram câncer de pele só em 2012.

Desemprego na Grécia atinge recorde histórico
A taxa de desemprego na Grécia bate mais um recorde, chegando a 28%. Segundo o instituto Elstat, o desemprego cresce mês a mês.
A taxa de 28% foi 1,7 ponto percentual acima da registrada no mesmo período de 2012 e 0,3 ponto percentual além da verificada no mês anterior. Já há 1,38 milhão de desempregados.
(Fonte: agênciabrasil.ebc.com.br).

Toyota fará fábrica em Porto Feliz
A Toyota vai fabricar motores em Porto Feliz, Interior paulista. Serão gerados 700 empregos diretos.Os investimentos devem chegar a R$ 1 bilhão. A fábrica também quer nacionalizar cerca de 65% dos componentes, a fim de atender ao programa Inovar-Auto, do governo federal.

Vicentinho lidera bancada do PT
O Partido dos Trabalhadores escolheu Vicente Paulo da Silva para líder na Câmara. Metalúrgico de origem, que chegou à presidência da Central Única dos Trabalhadores, é também o primeiro negro a liderar a bancada petista. Vicentinho afirma: “Para mim, é fundamental a luta pela dignidade humana. Ser um líder operário e negro são fatores que caminham conosco, mas meu papel será o de representar toda a bancada”.
Mais informações, no site do Vicentinhowww.vicentinho.com

Desemprego continua alto entre jovens da América Latina
A Organização Internacional do Trabalho revela que 7,8 milhões de jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos estão desempregados, o equivalente a 13,9% da força de trabalho nesta faixa. Segundo a OIT, 27 milhões de jovens trabalham na economia informal. Dados se referem a 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.