Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

domingo, 16 de fevereiro de 2014

JARLIS ADELINO FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER SÓCIO DE UM SINDICATO

Jarlis Adelino 
Alguns Companheiros quando chegam na sede do Sindicato para indagar sobre filiação perguntam qual  o benefício que o Sindicato lhes proporcionam. 

Em geral querem saber quais são as lojas, clínicas médicas ou dentárias em que a entidade tem convênio, se oferece churrasco no final do ano e coisas do tipo.

O mais importante serviço prestado por um Sindicato é a sua própria representação.

É da decorrência desta representação que o Trabalhador faz jus a um piso salarial diferenciado do salário mínimo é dela que decorre adicionais de produtividade e outros.

Se não fossem os Acordos Coletivos ou as Convenções Coletivas de Trabalho todo o Trabalhador estaria recebendo apenas salário mínimo.

É pela atuação do Sindicato que se evitam os abusos que possam ser cometidos por maus empresários, gestores, supervisores, encarregados até mesmo colegas de profissão, situações que estão sujeitas a acontecer.

O sindicato está sempre de prontidão para garantir o direito do trabalhador honesto.

Ninguém pode se esquecer que o Sindicato tem a obrigação de atuar nestes casos e que o Sindicato mantém departamento jurídico para ajuizar ações trabalhistas ou acionar as autoridades competentes para repressão das práticas abusivas no trabalho, tudo gratuitamente aos associados do sindicato.

É no Sindicato também que se realizam as homologações dos contratos de trabalho dos empregados que contem com mais de 06 (seis meses) de serviço em uma mesma empresa.

Sem contar que o Sindicato atua em diversos seguimentos da sociedade como: Conselhos Municipais (Saúde, Emprego, Transportes etc), também estamos presentes em diversas associações de bairros em Açailândia-MA.

Por isso Companheiros a importância da filiação ao Sindicato, pois é com a contribuição mensal do associado, no caso de nosso Sindicato, no valor de 2% sobre o salário base, que se movimenta a máquina sindical. 

O Sindicato tem que pagar pelos editais obrigatórios nas datas bases, eleições e convocações para todos os tipos de Assembléias, conta de telefone, consultas médicas, viagens, viajamos constantemente para a capital maranhense São Luis, onde realizamos diversos trabalhos voltados para os trabalhadores metalúrgicos de Açailândia e Região, homologações de Convenções Coletivas de Trabalho, Aditivos e diversos Acordos Trabalhistas, bem como em busca de parcerias em prol da categoria, lembramos também que é em São Luis que fica a sede do Sindicato Patronal, pagamos cópias de documentos em cartórios, luz, Telefone, Internet, homologadores, colaboradores e  etc... tudo isso não fica barato e nem é de graça.

Diante disso, por menor que seja o serviço que o sindicato possa oferecer ele é essencial nos momentos mais importantes da vida do Trabalhador, regula seu salário, seu horário de trabalho, suas condições de trabalho e atua até no momento de sua demissão.

Além do mais é direito do Trabalhador associado ter acesso a prestação de contas de sua entidade, todo Sindicato tem a obrigação de presta - las pelo menos uma vez por ano.

A importância do Sindicato vai muito além dos convênios médicos, churrascos de final de ano e coisas do tipo.

A importância do Sindicato reside no próprio Trabalhador, uma vez que sem ele não existe Sindicato, seja consciente associe - se, você nunca sairá perdendo! Informe-se pelo telefone 99 3538-3786

Jarlis Adelino - Presidente do STIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.