Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Rapidinhas do Presidente

CUT - A CUT repercutiu nota da Federação Nacional dos Jornalistas
CUT - A CUT repercutiu nota da Federação Nacional dos Jornalistas (filiada à Central). Diz a Fenaj: “A Federação defende um protocolo nacional que garanta aos jornalistas direito à sua integridade, a criação de um observatório nacional para acompanhar e fiscalizar crimes contra os profissionais de imprensa e a aprovação de lei que federalize a investigação de crimes contra jornalistas”. A entidade solicitou reunião com o governador do Rio, Sérgio Cabral.
Jornalistas - O Sindicato da categoria em São Paulo cobra posicionamento do Estado para impedir que “as legítimas manifestações degenerem em violência”. A entidade considera ainda que os empresários da comunicação têm o dever de “investir mais em seus trabalhadores para que possam atuar com menos risco”.
Artigo - Em Guarulhos, José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos local, publicou artigo no jornal Guarulhos Hoje, desta quarta (12). E questiona: “Se a violência não serve à Nação, servirá a quem? Se querem melhorar o Brasil, escolham melhor os políticos”.
Câmera desta é aborda
presença sindical no Diretas-Já!
A TV Aberta São Paulo reprisa hoje (12) o programa Câmera Aberta Sindical apresentado dia 5, que resgata a presença dos trabalhadores no movimento Diretas-Já! A campanha por eleições diretas para a presidência da República mobilizou o País nos anos 80.
O programa recebe três sindicalistas ativos no movimento: Wagner Fajardo, dirigente da Federação dos Metroviários; João Carlos Gonçalves (Juruna), metalúrgico e secretário-geral da Força Sindical; e Adílson Barros, dirigente da Contraf-CUT.
Internet - O Câmera é transmitido pela TV Aberta São Paulo (9 NET e 186 VivoTV), das 19 às 20 horas. Assista também no site www.tvaberta.tv.br.
Mais informações: www.agenciasindical.com.br

MST defende modelo agrário
que respeite o meio ambiente

Distribuir terra, combater a fome, gerar emprego e renda – sem agredir a natureza – e investir na agroindústria própria. É o modelo de reforma agrária defendido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no segundo dia do VI Congresso, em Brasília. O tema do evento, que termina sexta (14), é “Lutar – Construir Reforma Agrária Popular”.
Zé Roberto, um dos líderes do Movimento, afirma que esse projeto prevê a democratização da terra e também uma série de meios para o desenvolvimento do campesinato. "A produção do MST não é mais voltada para a monocultura. Hoje, temos uma variedade de alimentos, de acordo com as regionalidades, sem uso de agrotóxicos”, diz ..
Assentamentos - Hoje, o MST conta com 350 mil famílias assentadas (que conquistaram o direito à terra) e 90 mil acampamentos, que buscam a titulação da terra.
O dirigente completa: “Nosso projeto inclui a agroindustrialização nas próprias áreas de assentamento, o que gera emprego e mais renda, que fica com os camponeses. Isso permite, inclusive, que a juventude esteja cada vez mais presente e ativa nesse processo”.
Mais informações: www.mst.org.br

Metalúrgicos de São Paulo adotam 40 horas
Os cerca de 250 funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes terão a jornada de trabalho reduzida. Miguel Torres, presidente da entidade e também da Força Sindical, informa que em 1º de março os funcionários passam a fazer jornada de 40 horas semanais.
O sindicalista explica: “O entendimento da diretoria é que essas quatro horas a menos por semana vão ajudar na qualidade de vida dos companheiros”. Miguel destaca que o tempo gasto no trânsito transtorna a vida do trabalhador. Ele também chama atenção para a convivência familiar. “O sentimento geral é de que a vida corrida e estafante acaba prejudicando a convivência da família. A redução da jornada será, portanto, um ganho para a família dos funcionários”.
Qualificação - Para Miguel Torres, a falta de tempo acaba impedindo estudos e qualificação. Ele diz: “A partir da redução da jornada, o Sindicato passa a buscar parcerias de qualificação e estudos para nossos funcionários”.
Mais informações: no Sindicato (11) 3388.1009 e 99623.1980.

Confederação prepara publicação sobre imprensa sindical
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Força Sindical) prepara publicação sobre Comunicação Sindical. A edição trará dicas para a criação de departamentos de comunicação e produção de jornais dos filiados.
A “cartilha” quer incentivar as entidades a montar uma estrutura básica de comunicação. Informações no site www.cntm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.