Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Encontro do Macrossetor na Paraíba Veja o que dizem as Industrias dos Ramos Através dos Sindicatos Profissionais: Vestuário, Construção Civil, Alimentação, Químicos e Metalúrgicos

RAMO VESTUÁRIO: 

Cida, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário, estão sem 17 estados representam 191 mil trabalhadores em todo o país, na produção calçados e Confecção e similares, as exportação brasileira hoje é baixa, os maiores importadores são Estados Unidos, Argentina e Paraguai, é a China hoje cresce muito, a expectativa do ramos é que em um tempo curto a china seja a maior importadora do ramo no país.
A principal dificuldade do ramo é justamente isso a importação que hoje chega a 55% da demanda brasileira, ficamos apenas com 45%.
52% dos trabalhadores tem a carteira assinada 
29% trabalha por contra própria é o restante trabalha de forma informal. 
69% dos trabalhadores do ramo são mulheres, 39% dos trabalhadores tem menos de 29 anos.
39% ensino fundamental completo 
32% ensino incompleto e o restante semi analfabeto 
52% jornada de trabalho de 44 horas semanais os demais trabalham além do limite permitido por causa do banco de horas.
muitos jovens entram no ramo como seu primeiro emprego esse emprego dura até 2 anos de trabalho, sendo que a maioria muda de ramo após 30 anos de idade.
muitos emigrantes no ramo principalmente em são paulo chegando a 12%, muitos desses emigrantes estão ilegais no pais e aceitam o trabalho semi ou escravo.
O Grande desafio: desenvolver uma politica de valorização da industria nacional com contra partida sociais. Consolidar o projeto de classe trabalhadores, avança nas conquistas nos locais de trabalho e formalizar os trabalhadores que hoje estão no mercado informalizados.
Opinião do ramo:
Desenvolver uma agenda com os Governos Estaduais é Nacional, a fim de constituir uma politica de valorização nacional.
Buscar implementação de agenda do trabalho decente.

RAMO CONSTRUÇÃO CIVIL:


Claudio - Confederação Nacional da Construção Civil 
A origem da organização nacional do ramo da construção e da madeira remonta a 1988 com a realização de uma plenária de dirigentes sindicais de vários estados. Foi formada uma Comissão Nacional com representantes de entidades filiadas à CUT do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro com a finalidade de preparar acriação do Departamento Nacional da Construção. No mesmo ano constitui-se o Departamento Estadual da Construção em São Paulo.
O debate na CUT sobre a criação de confederações e federações, redirecionou as ações para a fundação de uma Federação Nacional. Em 1991, houve uma tentativa, mas diante da ausência de representações das regiões sudeste e sul o projeto foi adiado.
O congresso de fundação da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira – FNTICM/CUT ocorreu em maio de 1992, em Santo André-SP.>
Em março de 1999, a Federação foi transformada em Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT - CONTICOM-CUT. 
Estamos qualificando os diretores para uma luta forte e consistente.
Maior dificuldades: Qualificação de Mão de obra, e aliciamento de trabalhadores para saída de sua região para outra.
Lutamos para que agenciamento dos trabalhadores seja de responsabilidade unica do SINE, assim os trabalhadores teriam seus direitos pré garantidos.

RAMO ALIMENTAÇÃO: 


CIDERLEY, Agroindústria 
Esse setor tem mais de 1 (um milhado de trabalhadores) chocolate, Carnes, Peixes, Leites e derivados além de Frutas.
Organizações em todas as federações do País.
14,5% do PIB brasileiro é do Ramo Alimentício
O Brasil é o Maior produtor de Açúcar do mundo, a produção representa 1/3 de toda produção.
A produção Industrializada é transportada por caminhões e trem, sendo que 80% por caminhões e 20% por trem.
As Piores Industrias alimentícias do país segundo a CONTAG é a FRIBOI, MARFRING GROUP e BRF Setor AVICULA, são indústrias que não respeitam os trabalhadores e a lei trabalhistas do país.
O que pode melhorar:
O Brasil é o maior exportador de carnes do mundo, os produtos do seguimento frigorifico são exportados com pouco valor agregado: as carnes são exportadas inaturas.

RAMO QUÍMICO:

Luciula Representa a confederação nacional dos químicos, na região nordeste de 1985 a 2012 o nordeste passou de 800 empregos para aproximadamente 1.800 empregos formais do mamo, hoje o ramo ultrapassa mais de 1.2 (um milhão e duzentos mil funcionários do Ramo) nos seguimentos da industria no ramo químico são incorporam a indústria do plastico, borracha, papel, cosméticos, farmacêutico e petroquímico, a maior dificuldade do ramo de cada 05 funcionários 03 são terceirizados
Maiores dificuldades doenças ocupacionais, Desigualdade salarial assedio moral e rotatividade.

RAMO METALÚRGICO:


Paulo Cayres - Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores 
O ramo metalúrgico no Brasil possui cerca de 2,4 milhões de trabalhadores (as), que representam 5,1% de todos (as) os (as) trabalhadores (as) empregados (as) no mercado de trabalho formal. De cada quatro trabalhadores (as) na indústria em geral, um é da indústria metalúrgica. Os dados são da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho apurados em janeiro de 2011.
Desse total, cerca de 800 mil são representados (as) pela CNM/CUT.
As principais características da categoria são:
17,9% são mulheres;
37,2% estão em empresas de grande porte;
53,5% possui segundo grau completo;
30,5% possui entre 30 a 39 anos;
a remuneração média do ramo é de R$ 2.470 mensais;
a jornada média contratada é de 43,2 horas semanais, mas há uma grande incidência de horas extras.
No que diz respeito à estrutura sindical, são 80 Sindicatos de Trabalhadores (as) Metalúrgicos (as) filiados à CNM/CUT, integrados às Federações Estaduais ou Interestaduais de Metalúrgicos (as) da CUT: Rio Grande do Sul; Santa Catarina e Paraná; São Paulo; Minas Gerais; Rio de Janeiro e Espírito Santo; Nordeste e Amazonas.
A CNM/CUT possui ainda uma estrutura vertical organizada por setores do ramo metalúrgico: Automotivo/Autopeças; Aeroespacial; Naval;
Siderúrgico/Metalurgia Básica e Alumínio; Eletroeletrônico e Bens de Capital.
A Maior riqueza do Ramo é a solidariedade com os outros ramos
O Macrossetor deve criar uma luta conjunta, na verdade temos que discutir o lucro Brasil, muitos países vem ao Brasil para ganhar dinheiro.
A Maior dificuldade do Ramo: São Salários defasados de região para região temos que criar o piso nacional, e outra verdade o derretimento das industrias brasileiras.

Fonte: Secretaria de Imprensa do STIMA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.