Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 3 de abril de 2013

INSS: mortes por acidente de trabalho aumentaram 11,4%


Apesar das perspectivas positivas em relação à economia do Brasil com crescimento na criação de novos empregos, o cenário não é bom quando se fala de acidentes de trabalho.
O número de acidentes de trabalho continua alto e a maior parte das vítimas é de jovens entre 25 e 29 anos. 
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT, os acidentes de trabalho são responsáveis pela morte de três pessoas a cada minuto no mundo todo.
De acordo com os dados do último Anuário Estatístico de acidentes do Trabalho, realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS - as notificações de acidentes de trabalho diminuíram em 2010, de 701.496, ante 733.365 no ano anterior. Contudo, o  número de mortes cresceu 11,4% de um ano para o outro, saltando de 2.650 para 2.712. Os números referentes aos acidentes de trabalho de trajeto também tiveram aumento e passaram de 90.180 no ano de 2009 para 94.789, em 2010.
“São considerados acidentes do trabalho não só o acidente sofrido no exercício direto da atividade, como por exemplo: na operação de máquinas, na manipulação de produtos químicos, movimentação de mercadorias, no trabalho em altura, mas também em decorrência do acometimento de doença profissional, aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade, ou doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente. Assim, por exemplo, um motorista de caminhão pode desenvolver problemas emocionais e psicológicos em virtude das condições de estresse, ansiedade e pressão excessiva a que é submetido.” 
 


(Fonte: CUT Nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.