Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 1 de março de 2013

Nos 30 anos da CUT, Lula prega articulação e fortalecimento da imprensa sindical

Em vez de chorar a ingratidão da grande mídia, o ex-presidente Lula conclamou o movimento sindical a articular e a fortalecer sua própria imprensa. Para o homem que idealizou o PT e foi um dos fundadores da CUT, há 30 anos, essa é a maneira certa de fazer frente ao bloco da grande imprensa conservadora.
“Não vivo reclamando do espaço que me dão. Eu reclamo do que falta fazer para ter o espaço que quero, independente deles”, afirmou Lula, referindo-se aos veículos da velha mídia.
Sua fala ocorreu em cerimônia pelos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores, quarta (27), em São Paulo, com a presença de todos os ex-presidentes da Central, de prefeitos e ex-ministros. Para Lula, o sindicalismo produz muito, mas de maneira desarticulada.
Experiência - Baseado na experiência de quem chamou no final dos anos 70 um grupo de comunicadores (Laerte, Markum, Sérgio Gomes etc.) para modernizar a imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula afirmou: “Temos uma arma poderosa, mas desorganizada. Temos que mapear a quantidade de panfletos, jornais, revistas rádios e sites”. E sugeriu: “Por que a gente não organiza o nosso espaço, por que não começa a organizar a nossa mídia, por que não tentamos organizar um pensamento mais coletivo, unitário? Temos condições de fazer. Não temos que pedir favor”.
Agência apoia proposta de Lula
(quem sabe, o sindicalismo acorda)
A fala acertada, e politizada, de Lula vem ao encontro do que esta Agência prega, há tempos. Mais do que se engalfinhar com o latifúndio midiático, defendemos que o movimento crie seus próprios meios, trabalhe com a ideia de rede e utilize uma mídia como suporte da outra.
Defendemos e fazemos. Esta Agência, sem um único tostão estatal (ou de ONGs), além de produzir um considerável volume de materiais para entidades-clientes, já dispõe de site próprio, boletim eletrônico diário, produz dois programas de TV de corte sindical (na Capital e em Guarulhos) e agora prepara a estreia da Rádio Agência Sindical na web.

Obrigado, Lula. Quem sabe, agora, o sindicalismo acorda!

Mais informações:
www.cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.