Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 20 de março de 2013

CNM/CUT quer continuar projeto de formação de metalúrgicas de Moçambique

Em Maputo, Confederação encerrou nesta sexta (15) última etapa do curso iniciado em 2011. Agora, quer renovar parceria com IndustriALL e CAW para que trabalhadoras moçambicanas venham ao Brasil.


Crédito: Divulgação
Grupo de metalúrgicas moçambicanas que participou do projeto. à Direita, Paulão e ao centro (roupa azul clara), Marli
Grupo de metalúrgicas moçambicanas que participou do projeto. À direita, Paulão, e, com roupa azul clara, Marli
Foi encerrado nesta sexta-feira (15) o quinto e último módulo do projeto de formação e organização de mulheres metalúrgicas de Moçambique. Conduzido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), o projeto é fruto de uma cooperação internacional da entidade com a IndustriALL – a entidade sindical mundial que congrega os trabalhadores das indústrias metalúrgicas, químicas e têxteis – e o CAW Union – o sindicato dos trabalhadores canadenses em montadoras –, com apoio do Sintime (Sindicato Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgica, Metalmecânica e Energia de Moçambique).

O tema abordado nesta etapa (ocorrida na capital do país, Maputo) foi a participação da mulher na política, que foi conduzido por Paulo Cayres e Marli Melo, respectivamente presidente e secretária da Mulher da CNM/CUT.

O objetivo do projeto – do qual participam 25 mulheres moçambicanas – foi compartilhar o avanço das trabalhadoras brasileiras com as metalúrgicas daquele país. A primeira etapa aconteceu em setembro de 2011.

“Foi um projeto fantástico. Não viemos ensinar, mas trocar experiências com as companheiras moçambicanas”, destacou o presidente da CNM/CUT. “Estamos devolvendo toda a solidariedade e o apoio que recebemos da CAW e da IndustriALL para programas de formação de metalúrgicas brasileiras, que contribuíram para que a CNM/CUT pudesse avançar nas lutas em favor da igualdade de gênero e se tornar um exemplo para trabalhadoras de outros países”, complementou.

Paulão revelou ainda que agora a Confederação pretende construir uma extensão deste projeto, para que as trabalhadoras de Moçambique venham ao Brasil para conhecer a prática do trabalho sindical das metalúrgicas em nosso país. “Já começamos a discutir isso com a IndustriALL e CAW”, afirmou.

Nas quatro etapas anteriores do projeto iniciado há dois anos, foram abordados temas como a mulher e movimento sindical; gênero e direitos humanos; saúde da mulher trabalhadora; negociação coletiva e mercado de trabalho. No módulo encerrado nesta sexta-feira, além de rememorar esses temas, foram discutidas as dificuldades e possibilidades da participação da mulher nas instâncias de poder, principalmente no meio sindical. “Será uma honra dar continuidade a este trabalho com a presença das companheiras moçambicanas em nosso país. Espero que consigamos firmar nova parceria para viabilizar este intercâmbio”, assinalou Marli Melo.

Como nasceu o projeto
Desde 2003, CAW, IndustriALL (na época Fitim) e CNM/CUT vêm apoiando trabalhadoras metalúrgicas de Moçambique para identificar suas necessidades e melhorar a situação delas no local de trabalho e no sindicato. Isso foi decorrente do intercâmbio Sul-Sul, que aproximou trabalhadoras brasileiras, moçambicanas e angolanas para compartilhar experiências e entender o papel da mulher na vida sindical.
Durante a última oficina deste intercâmbio, realizada em dezembro de 2009, em Moçambique, da qual a CNM esteve presente, a maioria das jovens trabalhadoras daquele país expressou suas dificuldades diárias no local de trabalho, a falta de possibilidade para estudar e avançar como sindicalista, além do conhecimento precário sobre a legislação trabalhista e as convenções internacionais de proteção às mulheres trabalhadoras.
Assim, com o apoio do Sintime, foi formatado este projeto e a CNM/CUT participa com a presença de pelo menos um/a formador/a em cada um dos cinco módulos.

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.