Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Trabalhadores na presidência e na mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde

Eleição aconteceu na última quinta-feira (13) e pela primeira vez na história do CNS uma mulher é eleita presidente. Maria do Socorro de Souza é assessora da Contag e terá a seu lado no Conselho o dirigente da CNM/CUT, Geordeci de Souza, eleito para a mesa diretora.
Rafael Bicalho - CNS
A 50ª reunião do Conselho que elegeu a nova direção para o triênio 2012-2015
Pela primeira vez, em 75 anos de história, o Conselho Nacional de Saúde, maior instância de controle social na área da saúde pública, terá em sua presidência uma representante dos usuários e mulher. Maria do Socorro de Souza, assessora de Políticas Sociais da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), foi eleita presidente do CNS, na última quinta-feira (13), durante a 50ª reunião extraordinária do Conselho.

Rafael Bicalho - CNS

Maria do Socorro fala ao Conselho, logo depois da eleição. A seu lado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha
"Sou mulher, negra, mãe, avó trabalhadora rural e usuária do Sistema Único de Saúde. Estamos vivendo um intenso e histórico momento no CNS. Sinto-me autorizada para fazer dessa esfera um espaço autônomo e participativo e criar outros pontos de diálogo para enfrentar os desafios do SUS”, afirmou Maria do Socorro.

O secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Geordeci de Souza, foi eleito para a Mesa Diretora do CNS, juntamente com mais seis conselheiros. Entre as atribuições da Mesa, prevista no regimento do colegiado, está promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, com vistas a garantir a intersetorialidade do controle social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas com o propósito de cooperação mútua e de estabelecimento de estratégias comuns para o fortalecimento da participação da sociedade na formulação, implementação e no controle das políticas públicas, entre outros aspectos.

Para o dirigente da CNM/CUT, a eleição de uma representante do movimento sindical para a presidência do Conselho é importantíssima, porque permitirá avanços no controle social do CNS. “Além disso, avalio como extremamente positivo o fato de que a Mesa Diretora tenha tido 100% de renovação. Isso é raro de ocorrer em qualquer colegiado. Estou muito otimista porque acredito que o CNS terá uma atuação ainda mais dinâmica”, destacou Geordeci, que no Conselho representa a CUT.

A nova composição ficará à frente do Conselho Nacional de Saúde no triênio 2012-2015.

Fonte: Solange do Espírito Santo - assessoria de imprensa da CNM/CUT, com informações da CUT Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.