Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 15 de dezembro de 2012

STIMA - Assembleia Geral dos Metalúrgicos Aprova Pauta de Negociação 2013 dos Trabalhadores

 Assembleia Geral Aprova Pauta de Negociação 2013 dos Trabalhadores Metalúrgicos de Açailândia e Região Sul do Maranhão



 
Assembléia dos Metalúrgicos aconteceu em dois períodos nesse sábado (15) pela Manhã os trabalhadores participaram das discussões na Escola Municipal Joviana Extensão, na Vila Ildemar em 2ª convocação 09h30min, à tarde a Assembléia foi realizada na Escola Eduardo Pereira Duarte também em 2ª convocação às 17 horas, veja as principais propostas aprovadas nas assembléias.      
PISO SALARIAL
 
Mês de março de 2013, o piso salarial da categoria beneficiária terá o valor de R$ 720,00 (setecentos e vinte reais).
 O valor do piso salarial previsto no item “1” supra, é assegurado a todos os trabalhadores das empresas representadas pelo sindicato patronal, do âmbito da base sindical do sindicato profissional.
 Piso salarial, entendido como salário adimensional, deverá ser remunerado com a remuneração final mínima, podendo ser constituída salário fixo, ou parte fixa e parte variável, ou exclusivamente comissões, gratificações ou prêmio de produção.
CORREÇÃO DOS SALÁRIOS
Os salários dos beneficiários resultantes do reajuste decorrente da Convenção Coletiva de Trabalho celebrada na data-base de 2013 serão reajustados, a partir de 1º de março de 2013, mediante o percentual de 10,00% (dez por cento), resultando, assim, compensados todos os aumentos, reajustes ou antecipações espontâneas ou compulsórias que tenham sido concedidos a partir do referido evento, salvo aqueles resultantes de implemento de idade, promoção e equiparação salarial judicialmente determinada.
Os salários dos admitidos após 1º de março de 2013 serão corrigidos pelos mesmos critérios e percentuais previstos nesta cláusula, sendo que o salário do empregado mais novo não poderá resultar superior ao do empregado mais antigo da mesma função.
 
HORÁRIO ADMINISTRATIVO:
Manter o texto atual da CCT vigente com a seguinte observação:
A jornada de trabalho para quem trabalha na escala de 220 horas será da seguinte forma.
De segunda a quinta-feira das 08h00min as 18h00min horas, com 01 hora de repouso para almoço e descanso.
As sexta-feira das 08h00min às 17h00min horas com 01 hora de repouso para almoço e descanso.
Nos Sábados, domingos e feriados civis e religiosos, as horas normais e extraordinárias serão remuneradas com o adicional de 100 % (cem por cento), em relação à hora normal, exceto se for concedido 02 (dois dias) de folga, no prazo máximo estipulado por esta convenção.
EQUIPARAÇÃO
Será igual todo o salário na mesma “FUNÇÃO” existente nas empresas da base dos sindicatos convenientes.

A equiparação salarial dar-se-á pelo salário mais alto na função, pago por uma das empresas da base dos sindicatos convenientes.
ADICIONAL NOTURNO
 
 As empresas pagarão adicional noturno com acréscimo de 45% (quarenta e cinco por cento), sobre à hora normal diurna e as horas noturnas serão consideradas como 52 (cinqüenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos a partir das 22:00 horas de um dia até as 05:00 horas do dia seguinte, avigorar a partir de 01 de março de 2013.   
 
HORA EXTRA
Só será permitida a denominada dobra de jornada em dias alternados. Proibido a dobra da jornada de trabalho em dias subseqüentes.
 
INCENTIVO À PRODUÇÃO
Manter o texto atual com as seguintes mudanças:

Os empregados afastados em licenças legais ou pela previdência social (maternidade, paternidade, doenças atestadas e benefício previdenciário) permanecerão recebendo a cesta básica fornecida pela empresa, desde que o afastamento não ultrapasse de 06 (seis) meses.
Todos os trabalhadores e trabalhadoras das Empresas Siderúrgicas e da Aciaria, representadas pelo SIFEMA, terão direito a esse beneficio, o mesmo será entregue até o 5º (quinto) dia útil de cada mês.
PROFISSIONAL QUALIFICADO
Manter o texto atual com a seguinte mudança.

Entende-se como profissional qualificado todo aquele que exercer uma função preparada em curso do SENAI, nas ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES, reconhecidas POR CERTIFICADO e anotação na CTPS, e que esteja exercendo a pelo menos 01 (um) ano de atividade permanente na profissão correspondente a sua formação.
 
Jarlis Adelino
Para o presidente do sindicato Jarlis Adelino, a assembléia não correspondeu com as expectativas do STIMA, esperávamos mais trabalhadores presente nesse que é o momento mais democrático entre os trabalhadores e sindicato;
A cultura dos trabalhadores em Açailândia sempre foi assim, não costumam participar de assembléia, essa cultura foi gerada ao longo dos anos por trabalhadores que cultivaram esse modelo de sindicalismo;
Mesmo assim a participação dos companheiros foi suficiente para um bom debate e entendimento na classe sobre o nosso pedido para 2013;
Essa negociação de 2013 é apenas um termo aditivo da CCT vigente que vai até 28 de fevereiro de 2014. Agradecemos a todos os trabalhadores que estiveram presentes e que participaram conosco desse ato disse Jarlis Adelino.
O Diretor Jurídico do STIMA Cideval Brandão, disse que o termo aditivo aprovado nessa Assembléia será protocolado na próxima segunda-feira (17) no Sindicato Patronal SIFEMA em São Luís, os sindicatos irão negociar até o dia 28 de fevereiro de 2013, as clausulas aprovadas nesse termo entram em vigor á partir do dia 01 de março de 2013.
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.