Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Presidente da CNM toma posse no Conselho Deliberativo da ABDI

Paulo Cayres representa a CUT, única entidade de trabalhadores com assento no Conselho da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Na posse,ele disse que o desenvolvimento industrial deve ter como prioridade a geração de mais e melhores empregos

Paulão com o presidente da ABDI, Mauro Borges, na solenidade de posse do Conselho do órgão
O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Paulo Cayres, o Paulão, tomou posse nesta segunda-feira (03) no Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
Criada pelo governo federal em 2004, a ABDI, com sede em Brasília, é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem o objetivo de promover a execução da política industrial brasileira.
Paulão é o representante titular da CUT na ABDI, a única entidade de trabalhadores presente na composição do Conselho, formado por oito representantes do governo e sete de entidades. O Conselho é o órgão superior de direção da Agência. O secretário-adjunto de Finanças da Central, Aparecido Donizeti – trabalhador do ramo químico – é o suplente de Paulão.
“Como representantes dos trabalhadores vamos atuar para o desenvolvimento industrial no Brasil que garanta mais e melhores empregos”, destacou o presidente da CNM/CUT, ao referir-se à sua atuação no Conselho.
A cerimônia de posse teve a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que destacou a importância da ABDI para a política industrial brasileira.
A Agência atua como entidade de apoio técnico sistemático às instâncias de articulação e gerenciamento da nova política industrial – o Plano Brasil Maior – e com a oferta de estudos conjunturais, estratégicos e tecnológicos para diferentes setores da indústria, contribuindo ainda para a construção de agendas de ação setoriais e para os avanços no ambiente institucional, regulatório e de inovação no Brasil.
Na solenidade, o presidente da CNM/CUT pediu ao ministro que o Plano Brasil Maior seja conduzido de maneira a ter perenidade. “Não tem mais sentido que a política industrial seja tratada como política de governo. O Brasil já tem estabilidade suficiente para que ela se transforme em uma política de Estado”, ressaltou Paulão.
Atribuições da ABDI
Entre as ações desempenhadas pela Agência, está a de promoção da inovação, a inserção internacional e a competitividade setorial em 35 áreas distintas. No ramo metalúrgico, há frentes de trabalho específicas para os setores aeronáutico, automotivo, bens de capital, eletrônica para automação, equipamentos médicoa, hospitalares e odontológicos, indústria marítima e siderurgia.
E o Conselho é responsável pela aprovação da política de atuação institucional, a deliberação sobre o planejamento estratégico e os planos de trabalho da Agência.
Entre as entidades, além da CUT, estão representadas no Conselho: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa CNM/CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.