Muitos já apostavam que isso não iria
acontecer, mas eis que a VW decidiu retomar o projeto do Novo Volkswagen
Santana, modelo esse que tem previsão de desembarcar no Brasil em 2017.
Em um primeiro momento, a montadora está avaliando o mercado
brasileiro, a fim de saber se realmente vale à pena investir na nova
geração do seu sedan.
Vale lembrar que o mercado automotivo se
movimentou bastante quando a Volkswagen anunciou o lançamento do novo
Santana para a temporada 2014/2015. No entanto por motivos não
informados, a montadora alemã resolveu abortar o projeto. Na época, a
notícia caiu como uma bomba e frustou muitos consumidores que desejavam
reviver os bons tempos do sedan. Mas, ao que parece, a VW está
determinada a retornar com essa empreitada.

O novo Volkswagen Santana parece que finalmente ganhará sua nova versão. (Foto: Divulgação)
Concorrência
Como já foi dito, a expectativa é de que
o VW Santana seja lançado no Brasil em 2017, posicionando-se
na
categoria de sedan médios. Seu preço deve girar em torno de R$ 58 mil em
sua versão mais completa.
Seus principais concorrentes serão o Ford
Fiesta Sedan, Honda City, Nissan Versam Fiat Grand Siena,
Renault Logan e
Chevrolet Cobalt.
Como ainda não temos a versão brasileira
do Novo Volkswagen Santana, nossa matéria está ilustrada
com o modelo
vendido na China, que é produzido sob a plataforma PQ-35 (a mesma usada
no Jetta),
mas que dispõem de dimensões menores.
Para chegar forte ao mercado brasileiro,
o novo VW Santana será diferente do modelo vendido na China.
O modelo
que está sendo exibido ao público do Brasil em clínicas secretas
realizadas pela Volkswagen
conta com porta-malas mais elevado, lateral
com linha de cintura em ascensão e faróis semelhantes
aos presentes no
Golf.

O novo Volkswagen Santana nacional terá várias diferenças em relação ao modelo vendido na China. (Foto: Divulgação)
Motorização
Em relação ao conjunto mecânico, o
Volkswagen Santana 2017 contará com o motores 1.6L MSI e
1.4L TSI
(vendidos na China), blocos esses que no mercado brasileiro serão Flex.
Além dessas duas opções, o modelo nacional também poderá ser equipado
com o propulsor 1.0L TSI Flex de 105 cavalos, ou seja, o mesmo usado no
VW up! TSI.
O Volkswagen Santana viveu ótimos
momentos em suas antigas gerações, no entanto era considerado
um carro
bastante “beberrão”, o que acabou afastando os consumidores do sedan
médio alemão.
Chamado popularmente de “carro de taxista”, o modelo caiu
no gosto dos frotistas e por isso viu suas
vendas alcançarem bons
números.
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