.

.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Depois de Avianca, Gol anuncia primeiro voo com acesso a internet


Presidente da Gol, Paulo Kakinoof, durante inauguração de serviço Wi-Fi em voo (Foto: Divulgação/Gol) 
Presidente da Gol, Paulo Kakinoof, em inauguração
de serviço Wi-Fi em voo (Foto: Divulgação/Gol)

Serviço será gratuito nos primeiros seis meses, diz companhia.
Previsão é de que toda a frota esteja equipada com internet sem fio.

A companhia aérea Gol anunciou nesta terça-feira (4) que passou a oferecer acesso à internet Wi-Fi em seus voos comerciais. A primeira aeronave com conexão sem fio decolou às 10h45 de Congonhas, em São Paulo, rumo a Brasília. Em setembro, a Avianca Brasil inaugurou  o serviço em um voo entre Rio de Janeiro e Salvador.
Além da Avianca e Gol, TAM também já pediu autorização para oferecer internet a bordo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a Gol, o serviço será gratuito por seis meses. A previsão é de que toda a frota da aérea esteja equipada com sistema de conectividade e entretenimento, assim como tomadas de recarga ou tomadas USB, em até dois anos.
A empresa informou, por comunicado, que vai oferecer acesso a todas as redes sociais, email, sites e Whatsapp em uma primeira fase. A partir de 20 de outubro, a plataforma será expandida com conteúdo por streaming, filmes, séries e mapa do voo.
A aeronave que decolou com o novo sistema tem uma antena com tecnologia de última geração 2Ku de comunicação via satélite, prefixo PR-GUK e modelo Boeing 737-800, será utilizada em toda a malha aérea nacional e internacional da Gol. A segunda aeronave com internet a bordo iniciará suas operações na quinta-feira (6), e toda a frota da companhia estará equipada até outubro de 2018.
Outras aéreas
Segundo a Anac, o interesse em operar com aeronaves com Wi-Fi deve partir das próprias empresas aéreas, que devem solicitar aprovação para o serviço.
A TAM operou em 2010 algumas aeronaves da sua frota com o sistema OnAir, que permitia sinal a bordo para ligações, mensagens e internet durante o cruzeiro, mas o serviço foi interrompido pela própria companhia, segundo a Anac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário