Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 18 de julho de 2015

Vereador Jarlis Adelino (PT) Visita a Casa Familiar Rural de Açailândia



A Casa Familiar Rural de Açailândia assim como as outras 18 CFRs do Maranhão junto as Escolas Famílias Agrícolas - EFAs do Maranhão passam por uma das maiores dificuldades para o desenvolvimento das atividades de formação para os jovens rurais dos municípios maranhenses. Necessitamos ainda que infelizmente de uma parceira com o Governos do Estado do Maranhão, via Secretaria de Educação - SEDUC. A mesma até o presente momento não regularizou parte que cabe nessa parceira. "o pagamento da parcela do convênio" o qual ´se destina ao pagamentos dos profissionais (coordenadores, monitores e auxiliares) o que vergonhosamente impossibilita o desenvolvimento desse projeto importantíssimo para o Estado do Maranhão e todos os municípios a que são atendidos pelo projeto.
"EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIREITO DE TODOS NÓS E MAIS QUE UM DEVER DO ESTADO, UMA OBRIGAÇÃO...
Ontem tive a alegria de visitar a CFR - Casa Familiar Rural em Açailândia. Visitei a estrutura física e conversamos com a diretoria da Casa Rural, olhei de perto os trabalhos realizados pelos professores e alunos da escola, conferir às dificuldades que a escola passa, a escola até hoje não consegui através da prefeitura municipal sequer um transporte para transportar os alunos do centro da cidade de Açailândia até o CFR, segundo a diretoria da escola, essa demanda do transporte escolar para a CFR seria apenas uma vez por semana, mesmo assim já se passaram quase 03 anos desse governo e nunca responderam os inúmeros ofícios encaminhados aos departamentos responsáveis em Açailândia muito menos uma resposta do poder executivo.
A estrada que da acesso a escola tem aproximadamente 1,5 km e está praticamente intrafegável, a Escola CFR fica aproximadamente a 7 km do centro de Açailândia está localizada em um local estratégico para atender todos os alunos da zona rural fica logo após o cemitério campo da saudade.
Além da Estrada os Moveis estão desgastados pelo tempo, as carteiras precisam ser trocadas, e o refeitorio precisa ser restaurado por moveis novos, como cadeiras e mesas. 
Desde a sua fundação a CFR de Açailândia já formou centenas de técnicos em agropecuária, com autorização do Conselho Estadual de Educação, e que se encontram atuando nos mais diversos âmbitos. A maioria deles continuam trabalhando para desenvolverem suas propriedades, conquistando assim a qualidade de vida para suas famílias e combatendo o êxodo rural. Outros atuam em instituições financeiras que oferecem crédito agrícola para a agricultura familiar, outros em órgãos estaduais de assistência técnica ou prestando serviços a empresas agropecuárias e florestais. Alguns também estão trabalhando como educadores no meio rural. Um bom número deles encontram-se fazendo cursos superiores em instituições públicas ou privadas, especializando-se em áreas que os aproximarão ainda mais da população camponesa à que pertencem: agronomia, veterinária, educação do campo, ciências agrárias e até química. Dessa forma, devem retornar para contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades quando concluírem essa nova fase de formação universitária.
A Casa Familiar Rural de Açailândia mantém-se através de doações, convênios com órgãos públicos e com apoios de empresas particulares, além dos recursos provenientes da venda da produção realizada pelos próprios estudantes nas instalações da escola.
A maioria dos alunos da Casa Familiar Rural  vem das comunidades rurais de Açailândia: 50-bis, Nova Vitória, Califórnia, Nova Conquista, Km 30, Novo Oriente, Planalto I, Córrego Novo, Macaco Assado, Novo Bacabal entre outros...
Após a reunião com a diretoria da Escola Rural foram apresentadas ao Vereador Jarlis Adelino algumas reivindicações para que a escola continue fazendo seu papel relevante na sociedade.
Irei fazer minha parte para contribuir no que for possível, pois entendo que esse modelo de escola e fundamental para a nossa sociedade, a nossa região é industrializada mais ao mesmo tempo uma cidade muito forte na agricultura familiar e na pecuária finalizou o Vereador Jarlis Adelino.

Fonte: Assessoria Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.