Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Programador cria site capaz de gerar rostos aleatórios usando inteligência artificial

O resultado é assustadoramente realista e aquece debate sobre ética em IA

Se você acessar o site ThisPersonDoesNotExist.com a única coisa que vai ver é uma foto aparentemente normal de uma pessoa aleatória. Mas, como explicado pelo próprio nome do site, essa pessoa que você está vendo não existe. Trata-se de uma imagem assustadoramente realista gerada por algoritmos e inteligência artificial que simplesmente criaram um rosto humano de uma pessoa que não é real.
O site foi criado por Phillip Wang, um programador que usou uma rede da Nvidia e um grande catálogo de fotos para fazer sua experiência tecnológica. A rede usa diversos algoritmos que se comunicam entre si buscando o melhor resultado possível, usando as informações obtidas pelas fotografias para gerar um rosto humano que faça sentido.
A cada vez que você atualiza o site, é gerado um rosto novo. Os resultados são variados e nem sempre tão perfeitos, como mostrado no exemplo abaixo do Engadget, em que os olhos das pessoas parecem manchados. Mas, em testes de agora, na maioria das vezes o resultado é quase indistinguível da realidade.
Wang afirmou que criou esse site não para mostrar um grande feito tecnológico, já que o site não usa nenhuma técnica que não existisse antes para funcionar, mas sim para conscientizar as pessoas da habilidade que a IA já tem de manipular imagens. Em tempos de fake news com uma tecnologia de desenvolvimento acelerado que é a inteligência artificial, o desenvolvedor quer promover discussões sobre a ética na criação desse tipo de técnica que mostra muito facilmente seu potencial de causar problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.