Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Barragem da Vale com risco de rompimento, em Barão de Cocais, passou por inspeção neste domingo

Vistoria vai avaliar condições de segurança para ANM verificar se muda ou não o alerta de rompimento, conforme a Vale. Na sexta-feira, comunidades foram retiradas após nível de alerta para rompimento da Barragem Sul Superior subir para 2.

A barragem Sul Superior, da Vale, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas, passa por uma inspeção técnica neste domingo para avaliar a segurança da estrutura. Por causa do risco do rompimento, moradores do entorno da estrutura tiveram que sair às pressas de casa na madrugada de sexta-feira (8). 
Segundo a Vale, participam da vistoria, uma empresa alemã – que não é TUV SUD, que atestou a segurança em Brumadinho – mas que não teve o nome revelado; a consultoria Walm que negou a Declaração de Condição de Estabilidade da Barragem Sul Superior; técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM); e da própria Vale.
A vistoria vai avaliar novamente as condições de segurança para a ANM verificar se muda ou não o alerta de rompimento da barragem, conforme a Vale. Não há prazo para que o novo parecer seja emitido.
Ainda segundo a mineradora, até a emissão desse novo laudo, o nível de alerta permanecerá como “nível 2”.
Conforme números divulgados pela Vale neste sábado (9), 243 pessoas retiradas de casa foram alocadas em hotéis e outras 244, em casas de parentes – num total de 487 moradores.
A retirada, feita como medida preventiva, segundo a Defesa Civil, ocorreu nas comunidades de Socorro, Tabuleiro, Piteiras e Vila Congo. A Vale informou que, até a noite desta sexta, 31 pessoas haviam se recusado a deixar as casas.
A Barragem Superior Sul, de Barão de Cocais, está entre as dez que a Vale pretende eliminar. Ela foi construída pelo método de "alteamento a montante". Considerado ultrapassado e menos seguro do que outras alternativas existentes, ele é o mesmo usado na construção de barragens que se romperam em Mariana, em novembro de 2015, e em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.