Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Capitão América e Homem de Ferro: polarização

Num mundo saturado pelo binarismo, onde a convivência de apenas duas filosofias distintas começa a se escancarar, a história de Mark Millar sobre a discussão do papel de vigilantes na sociedade não poderia pertencer a uma época melhor. Sujeito a ações de justiça com as próprias mãos, o mundo Marvel produz em Guerra Civil um apanhado sobre controle, anarquia e vingança, ganhando contornos trágicos quase familiares ao trazermos aspectos mundanos para a ficção: por um lado, o do Homem de Ferro, o registro digno do Macarthismo, do qual o governo poderia ter uma total autoridade para fazer o que bem entender e extinguir preceitos básicos de liberdades; por outro, por parte do Capitão América, a completa independência dos heróis, que, sem controle, agiriam de acordo com suas próprias prerrogativas e personalidades. Como no mundo polarizado atual, é difícil escolher um lado. 
Essa consistência no contraste entre realidade e universo ficcional foi sempre um dos grandes atrativos dos filmes de super-heróis modernos. X-Men, por exemplo, discorria sobre uma sociedade niilista, uma filosofia do medo, o humanismo e a raiva, a luta entre classes e o preconceito. A não aceitação dos mutantes na sociedade denunciava muito sobre um problema que persiste na atualidade e que, por mais inacreditável que seja, permeia ideologias políticas em pleno 2016: Trump, nos EUA, culpando os imigrantes por todos os problemas em solo norte-americano. Thor, por sua vez, expunha um duelo entre irmãos, com conspiração e desconfiança. Homem de Ferro já evidenciava a natureza exibicionista do personagem-título, o seu interesse por propaganda e a visão da guerra. Não à toa, um vilão metalinguístico era o reflexo do terceiro filme. Já a natureza de Hulk, nos filmes solos e em Os Vingadores, almejava o autoconhecimento, a busca por uma cura, a fuga de si mesmo, numa dualidade tal como o médico e o monstro. Homem-Aranha, nos primeiros filmes, disseminava a descoberta dos poderes, seu potencial e a maturidade necessária para lidar com eles. Enquanto, claro, o Capitão América esboçava a persona de alguém que já foi propaganda governamental, sentiu na pele o que isso significa, e é uma pessoa adepta a missões e sacrifícios.
O comportamento é uma constante nos filmes baseados em quadrinhos. Quando não for motivo de piada, como duas mães chamadas Martha sendo o catalisador de uma amizade, as cicatrizes presentes nesses múltiplos universos oferecem, muitas vezes, um espelho social digno - todos buscam algo melhor, apenas os caminhos são diferentes. Assim como suas resoluções.
Sobre dublagem
Na última sessão 3D que fui, a do lindíssimo Mogli - O Menino Lobo, uma das coisas mais perceptíveis é a insistência das distribuidoras nacionais em naturalizar o contato do público com a dublagem. Mesmo em sessões legendadas, como a que fui, os trailers são dublados - para, evidente, incentivar o costume do público. Não bastassem sessões reduzidas e em horários complicados, além de problemas de educação aqui e acolá, agora temos que aceitar a intransigente tentativa de domesticar o espectador das distribuidoras, que desrespeitam nossas preferências. É uma vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.