Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Governo federal vai repassar 300 chips de celulares a familiares de vítimas em Brumadinho

O governo federal decidiu repassar 300 chips de celulares para familiares de vítimas da tragédia de Brumadinho (MG). A medida, anunciada nesta terça-feira pelos coordenadores da operação de resgate, deve auxiliar na comunicação das pessoas afetadas com o poder público, com hospitais e com contatos pessoais. As linhas telefônicas, que também podem ser utilizadas para o acesso à internet, os chips foram distribuídas a partir de hoje as 16h para aqueles que comprovarem grau de parentesco com os nomes que foram listados pelas autoridades como vitimas.


O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil, afirmou que desde sexta-feira foram instaladas 11 antenas de transmissão para que o contato entre os envolvidos na operação pudessem se comunicar de maneira mais efetiva, incluindo as tropas israelenses. O secretário ressaltou que há uma rede de internet com conexão sem fio no local para facilitar a troca de mensagens e informações.


A divulgação de novo boletim com a atualização do número de mortos foi prometido pelos coordenadores para esta terça-feira. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, o balanço deve ficar para o final da tarde, uma vez que vários corpos localizados ainda não foram transportados para o centro avançado dos bombeiros. Segundo boletim divulgado na coletiva, nos últimos quatro dias, foram encontrados 65 corpos e houve 192 resgates. Há ainda 288 desaparecidos.

O tenente Aihara também se pronunciou sobre o abate de animais presos no mar de lama no Córrego do Feijão. De acordo com o porta-voz, o sacrifício é adotado apenas em último caso.

— (No caso de) Alguns animais, pelo tipo de fratura ou perfuração sofrida, não é, sob o ponto de vista ético, insistir no sofrimento. Seguindo instruções normativas e acompanhamento técnico, após toda uma análise bastante cuidadosa e minuciosa, devidamente autorizada, o abate é feito por via de injeção letal — declarou Aihara, ponderando que há duas fazendas próximas ao local da tragédia com uma estrutura de recepção para animais resgatados.

Na manhã de hoje, um drone não autorizado caiu na região onde equipes de buscas atuavam. Ninguém ficou ferido. De acordo com Aihara, o dispositivo remoto foi apreendido. O responsável foi identificado. Os únicos drones autorizados a sobrevoar a chamada zona quente, onde estão situados os principais esforços de resgate, fazem parte dos equipamentos trazidos pelas tropas de Israel. Dotados de conexão via satélite, são capazes de calcular a trajetória de edificações e instalações levadas pela lama, como o refeitório de funcionários da Vale, com base em coordenadas e georreferenciamento.

Na mesma coletiva, o Coronel Evandro Borges, coordenador da Defesa Civil de Minas e chefe do gabinete militar do governador Romeu Zema (Novo), anunciou a chegada de engenheiros do Exército para planejar o reparo de rodovias danificadas pela avalanche de lama de rejeitos após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, na última sexta-feira. A segurança em Brumadinho receberá o reforço de 300 agentes da Academia da Polícia Militar, segundo o porta-voz da corporação, Major Flávio Santiago.

Quinto dia de trabalho

Nesta terça-feira, as equipes do Corpo de Bombeiros retomaram as buscas por desaparecidos. No local onde foi encontrado um ônibus, os bombeiros começaram a usar hoje uma retroescavadeira para resgatar corpos presos no veículo. A lama no corrego do Feijão ainda permanece instável, mas já permite a entrada das máquinas.

Além do local onde foi encontrado um ônibus, os bombeiros também vão concentrar as buscas no local onde foram encontrados móveis identificados como sendo do refeitório da barragem, que se rompeu na sexta-feira. Os objetos foram arrastados pelo mar de lama de rejeitos e foram localizados a um quilômetro da represa.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, foram confirmadas 65 mortes (31 corpos foram identificados), e 288 pessoas continuam desaparecidas.

Os militares israelenses trabalham junto com os bombeiros no resgate de corpos no ônibus. Com a ajuda de sensores e outros equipamentos, eles conseguiram acessar uma parte maior do veículo. Há possibilidade de encontrar corpos de funcionários da Vale e de pessoas que estavam na estrada vindas de Inhotim.

Outro grupo de bombeiros segue pelas margens do Rio Paraopeba, em busca de mais corpos.

Hoje, foi publicada no Diário Oficial portaria que determina que órgãos reguladores façam fiscalizações imediatas em todas as barragens do país que apresentem "dano potencial associado alto à vida humana". A portaria estabelece ainda que todos os órgãos fiscalizadores exijam das empresas a imediata atualização dos planos de seguranças de barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.