Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Como é formado o preço da gasolina?

Além do custo do combustível nas refinarias, o preço da gasolina para os consumidores inclui impostos, o custo da adição do etanol (27% da composição da gasolina comum) e a margem de lucro das distribuidoras e postos.
Segundo cálculo mais recente da Petrobras, o preço que a empresa cobra nas refinarias representa menos de um terço (27%) do valor pago pelos consumidores.
Atualmente, 15% do preço final corresponde aos custos e lucro dos distribuidores e postos de gasolina. Em maio, essa fatia era de 12%, e no final de outubro chegou a 16%. Já o custo do etanol representa 12% do preço final, conforme os cálculos da Petrobras, que levam em conta a coleta de preços entre os dias 23 e 29 de dezembro em 13 regiões metropolitanas do país.
Os outros 46% são tributos, sendo 30% ICMS, recolhido pelos Estados, e 16% Cide e PIS/Cofins, de competência da União.
Os tributos federais são cobrados como um valor fixo por litro - o de Pis/Cofins, por exemplo, é de R$ 0,7925 por litro de gasolina; a Cide, de R$ 0,10 por litro. O ICMS, por sua vez, é um percentual sobre o preço de venda - ou seja, cada vez que ele sobe, os Estados recolhem mais impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.