Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A Secreatria Municipal de Saúde de Açailândia Realiza Campanha de Conscientização e Prevenção à Hanseniase


A Prefeitura de Açailândia, Secretaria de Saúde e Centro de Controle de Agravos, promove durante todo o ano ações de conscientização e prevenção da hanseníase, Intensificando mais ainda a luta contra a doença, durante este Janeiro na Campanha Nacional Janeiro Roxo. As UBS do Município estão preparadas para realizar o diagnóstico precoce, oferecer a cura e quebrar o preconceito por meio da educação.

De acordo com a enfermeira responsável pelo programa, Jaqueline Silva de Jesus, a campanha começa oficialmente em Açailândia na próxima segunda-feira, 21 com um Pit-Stop na Avenida Dorgival Pinheiro e outras, serão desenvolvidas até o dia 31 de janeiro, quando encerra a campanha. “Atividades como exames, informações sobre a doenças, trabalho de conscientização estão sendo realizadas todos os dias nas Unidades de saúde. A conscientização precisa envolver toda comunidade para quebrar a cadeia da doença”, ressalta Jaqueline.

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. É caracterizada por infecções na pele e nervos periféricos. A transmissão se dá por meio das vias aéreas superiores de uma pessoa doente sem tratamento para outra, pelo contato prolongado. O diagnóstico e o tratamento da hanseníase são ofertados pelo SUS, disponíveis nas unidades básicas de saúde do município.

Para intensificar ainda mais a campanha, a Secretária de Saúde Kerly Cardoso, convocou donos de empresas, comerciantes e gerentes de lojas em geral, para participarem de uma palestra no CEA - Centro Empresarial de Açailândia, objetivando informar mais sobre o combate à doença dentro dos estabelecimentos comerciais, além de barrar o preconceito. A palestra está marcada para o dia 24/01 às 20h00. Outras ações serão desenvolvidas durante o mês nas UBS’s.

ASCOM-PMA- Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.