Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

STIMA Em Natal, Coletivo de Mulheres discute plano de ação para metalúrgicas da CUT

Coletivo mulheres 2
 Encontro do Coletivo de Mulheres da CNM/CUT está sendo realizado em Natal
Mais de 30 trabalhadoras estão participando nestas quarta e quinta-feira (5 e 6) do encontro do Coletivo Nacional de Mulheres Metalúrgicas da CUT. A atividade, que acontece em Natal (RN), é organizada pela Secretaria da Mulher da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), com apoio da Federação dos Metalúrgicos da CUT do Nordeste, dos sindicatos de metalúrgicos e das CUTs Estaduais da região.

Ao longo desses dois dias, as participantes estão debatendo a situação das trabalhadoras da categoria, com foco na região Nordeste, as experiências sobre as pautas sindicais das mulheres nas diferentes bases e um plano de ação para garantir a cota de 30% de participação de mulheres na delegação do 9º Congresso Nacional dos (as) Metalúrgicos (as) da CUT, que vai acontecer entre 14 e 17 de abril de 2015, em Guarulhos (SP). O Congresso será precedido de uma Plenária Nacional das Mulheres Metalúrgicas, que discutirá as demandas e os desafios das trabalhadoras e as suas propostas para as ações da CNM/CUT no próximo mandato. A Plenária será nos dias 11 e 12 de abril.

Na abertura do encontro, a secretária da Mulher da Confederação, Marli Melo, destacou a importância das atividades do Coletivo serem itinerantes, pois permitem o intercâmbio de experiências e o contato com as realidades local e regional.
Crédito: Divulgação
Coletivo
A partir da esquerda: Vilma, Marli, Marcos Paulo e Paulo Cayres
Já o presidente da Confederação, Paulo Cayres, parabenizou o trabalho do Coletivo e da Secretaria e destacou que as áreas que mais têm avançado nas ações da entidade são comandadas por mulheres. Além de Marli, ele referiu-se à Secretaria de Igualdade Racial, que tem à frente Christiane dos Santos, também presente no encontro em Natal, e à Secretaria de Formação, dirigida por Michele Ciciliato.

Junto com a ex-presidente da CUT/RN, Vilma Aparecida, Paulo Cayres foi o responsável por fazer uma análise da conjuntura para as participantes do encontro. Ele destacou os desafios da classe trabalhadora e da sociedade para garantir, no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, os direitos já conquistados e para ampliá-los e, ao mesmo tempo, impedir que as forças de direita imponham a sua agenda ao país, especialmente via Congresso Nacional.

Em sua intervenção, Christiane explicou às participantes as ações da Secretaria, que assumiu a campanha permanente de combate ao racismo capitaneada pela CUT e está promovendo ações formativas sobre o tema entre os (as) metalúrgicos (as), como o Curso de Formação de dirigentes sobre o tema, cujo segundo módulo acontecerá entre os próximos dias 25 e 28, em Cajamar (SP).

Já o presidente da Federação dos Metalúrgicos da CUT no Nordeste, Marcos Paulo, destacou a importância das ações do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas e de encontros como esse, que servem para que as participantes sejam multiplicadoras de informações e ações sindicais relativas às trabalhadoras.

Estão participando do encontro representantes de cinco sindicatos dos metalúrgicos cutistas do Nordeste, das CUTs de três estados da região e do Coletivo de Mulheres da Federação dos Metalúrgicos da CUT/SP.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.