Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Senadores aprovam projeto pela transparência e obriga órgãos dos governos federal, estaduais e municipais a divulgarem em seus sites oficiais na internet

O Senado aprovou ontem projeto que obriga órgãos dos governos federal, estaduais e municipais a divulgarem em seus sites oficiais na internet informações sobre obras que estejam em andamento. A regra também vale para as empresas contratadas pelo órgão público.
Todos terão que publicar os cronogramas de execução e pagamentos, com detalhes sobre o andamento da obra. O projeto sugere que as empresas contratadas criem o link "contratações com a administração pública" para disponibilizar as informações - que devem incluir prazos cumpridos e preços que foram pagos ao governo.
Pelo projeto, a administração pública e as empresas privadas devem divulgar também dados detalhados com os prazos e custos de cada etapa da obra, bem como todas as empresas envolvidas no negócio.
A proposta libera da publicação na internet apenas as empresas que firmarem contratos de baixo custo, dentro do limite de dispensa de licitação para obras e serviços de engenharia -atualmente fixado em R$ 15 mil.
Autor do projeto, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) defendeu a proposta da divulgação das informações na internet. "Com acesso franqueado a esses dados, os cidadãos podem acompanhar de perto e fiscalizar diretamente a execução dos contratos celebrados pela administração para obras e serviços", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.