Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Encontro internacional de redes sindicais de metalúrgicos terá debate aberto ao público

Atividade começa nesta segunda (10), reunindo trabalhadores de três países. Debate será às 16 horas da terça-feira (11), no Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC.

Na próxima segunda-feira (10) terá início o Encontro Internacional de Redes Sindicais de Trabalhadores nas empresas ZF, Shaeffler e Mahle. A atividade, que acontece em Santo André (SP), é considerada importante para a troca de informações e experiências sobre organização e ação dos metalúrgicos. Um dos principais objetivos é o de fortalecer as redes sindicais de trabalhadores nas empresas. O encontro será finalizado com um debate aberto ao público, cujo tema é "Internacionalização da Produção e Desafios Sociais", na Universidade Federal do ABC (UFABC), Campus São Bernardo, na terça-feira (11), às 16 horas.
O encontro é uma realização da Fundação Friedrich Ebert (FES), em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), com o apoio do IG Metall (Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha), Unión Obrera Metalúrgica (UOM), da Argentina, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), ligada à Força Sindical. É uma atividade inédita, pois pela primeira vez reunirá trabalhadores nas plantas do Brasil, Argentina e Alemanha das três multinacionais (até então, havia encontros internacionais de redes de uma única empresa). 
O primeiro dia do encontro está voltado apenas para os metalúrgicos inscritos pelas entidades organizadoras. O secretário-geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, estará presente na mesa de abertura, falando sobre a importância da política das redes como estratégia de organização global dos trabalhadores e sobre o modelo de organização sindical do país.
O grupo também irá fazer uma análise comparativa da atuação das empresas em cada país, a conjuntura do ramo e um estudo sobre redes sindicais locais e o impacto da globalização sobre os sindicatos e o mundo do trabalho. Vai avaliar ainda o potencial das redes para o enfrentamento do poder das transnacionais.
Debate
Já o evento na UFABC tem o ampliar o debate para a sociedade, particularmente o meio acadêmico. O debate irá reunir lideranças do movimento sindical, professores e autoridade públicas para discutir as contribuições das empresas transnacionais para o desenvolvimento local, além dos desafios da organização sindical para fortalecer os direitos dos trabalhadores no mundo globalizado.
Para conversar com o público, estarão presentes o presidente do IG Metall Wolfsburg, Hartwig Erb, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira, o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo, Carlos Alberto Gonçalves, e a professora de Ciências Econômicas da UFABC Cristiana Reis. O evento terá tradução simultânea.
O  debate será no Auditório 005 do Bloco Beta. O Campus São Bernardo da UFABC fica na rua Arcturus, 3 - Jardim Antares.
Crédito: Divulgação
Cartaz
 
(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.