Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 4 de junho de 2013

Lei Garante Direitos a Pessoa com Transtorno do Aspecto Autista - Foi aprovada no Congresso a chamada Lei Berenice Piana, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS)

Em dezembro passado, foi aprovada no Congresso a chamada Lei Berenice Piana, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), batizada em homenagem a uma mãe do Rio de Janeiro. A lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Especto Autista, que garante, entre outras coisas, que gestores escolares sejam punidos caso recusem um aluno com autismo em sua instituição, e dá ainda atendimento preferencial em bancos e repartições públicas, além de reserva de vagas em empresas com mais de 100 funcionários. 

Para Simone e Marco Antônio, pais de Vinícius, 5 anos, primeiro veio a negação, depois a aceitação e, agora, é hora de agir (Janine Moraes/CB/D.A Press)

As estereotipias são comportamentos repetitivos presentes em pessoas com autismo. Podem envolver o movimento de pêndulo com o tronco, girar em torno de si mesmo, passar a mão por horas em uma determinada textura ou andar na ponta dos pés. Um dos mais comuns é o chamado flapping de mãos, em que o autista sacode as mãozinhas na altura dos ombros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.