Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Direita Pira! Dilma lidera pesquisa para 2014 e venceria no primeiro turno em todos os cenários

Levantamento Vox Populi/CartaCapital foi feito antes dos movimentos que começaram contra tarifas de ônibus e hoje estão dominados por pautas genéricas
Na pesquisa, Dilma aparece com 51%, à frente de Marina Silva e Aécio Neves, que têm 14% cada

Pesquisa do instituto Vox Populi, feita a pedido da revista CartaCapital, mostra a presidenta Dilma Rouseff (PT) como favorita para as eleições presidenciais de 2014. O levantamento foi feito dos dias 7 a 11, antes do recrudescimento dos atos que começaram contra as tarifas de ônibus e acabaram evoluindo para um movimento conservador, de pautas genéricas e marcado por episódios de violência.
Em pesquisa de intenção de voto estimulada, Dilma aparece com 51%, à frente de Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e Aécio Neves (PSDB), que têm 14% cada, e Eduardo Campos (PSB), com 3%. Votos em branco e nulos, além de indecisos, somam 18%.
Sem o nome do governador de Pernambuco, Dilma fica com 53%, ante 15% de Aécio e 14% de Marina. Quando é incluído o nome de José Serra (PSDB): a presidenta surge com 51%, o tucano fica com 18% e a ex-ministra, com 13%.
Resultados parecidos aparecem em outro cenário, com quatro candidatos e Serra no lugar de Aécio. Dilma fica com 51%, Serra mantém os 18%, Marina soma 13% e Eduardo Campos, 3%.
Na pesquisa espontânea – em que os nomes não são apresentados –, 24% dos entrevistados disseram que votariam em Dilma. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 10% das intenções, acima de Aécio (4%), Serra (3%), Marina (1%) e Campos (1%). Dos demais, 48% não souberam responder e 8% votariam em branco ou nulo.
Em outra consulta, 92% disseram conhecer “muito bem” ou ter informações sobre Dilma. O nível de conhecimento é de 82% em relação a Serra, 55% para Marina, 39% no caso de Aécio e 15% no de Campos.
O ex-candidato tucano lidera na pesquisa sobre rejeição: 26% disseram que não votariam “de jeito nenhum” em Serra. Em seguida, vêm Dilma (16%), Campos (12%), Marina (9%) e Aécio (8%).
Também se detecta o grau de preferência partidária na sociedade. À pergunta se simpatizam com PT, PSDB, PMDB ou PV, 62% afirmaram não simpatizar com nenhum deles. Excluído esse grupo, o PT tem maior porcentagem de aceitação, com 24%. Depois aparecem PSDB (7%), PMDB (3%) e PV (1%). Quando se pergunta qual legenda pela qual não simpatizam, o PT aparece com 10% e o PSDB, com 5%. DEM e PV aparecem com 1% cada.
Foram entrevistadas 2.200 pessoas em 207 municípios. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo a revista, a consulta será feita, em média, de dois em dois meses, “o que permitirá análises comparativas com base em uma mesma pesquisa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.