Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 19 de junho de 2013

CNI: confiança de empresário da indústria recua em junho


A confiança dos empresários da indústria continua caindo, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira, 19. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) referente ao mês de junho recuou 0,7 ponto na comparação com o mês anterior e ficou em 54,8 pontos. O resultado é o pior desde agosto de 2012. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda do índice foi ainda maior, de 1,3 ponto.
Esse movimento, segundo a CNI, aponta a tendência de "queda moderada" que começou em março deste ano. O índice, que aponta a percepção dos industriais sobre as condições atuais  e para os próximos seis meses, varia de zero a cem. Os valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes.
No relatório da pesquisa, a CNI coloca que "a tendência de queda da confiança do empresário industrial deixa claro as dificuldades de competitividade que a indústria enfrenta no ambiente de negócios e põe em dúvida uma recuperação mais consistente da atividade industrial em 2013".
A indústria de extração foi o único segmento cujo índice aumentou na comparação com maio: passou de 56,4 pontos para 57,5 pontos. Os setores de construção e transformação registraram queda da confiança em junho. O primeiro passou de 55,4 para 55,2 pontos. O segundo, de 54,9 para 54,1 pontos.
A avaliação dos industriais sobre as condições atuais diminuiu de 47,5 pontos para 46,8 pontos. Em relação às expectativas dos empresários para os próximos seis meses, o indicador também caiu, de 59,6 para 58,9 pontos.
Entre as regiões, a Norte foi a única onde o índice cresceu, de 55,1 para 57,2 pontos. Segundo a Confederação, o levantamento foi feito com 2.396 empresas entre 3 e 14 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.