Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Greve na CSN, com três mortes, será relembrada hoje no Câmera Aberta. Ao vivo!

 
 
Em 7 de novembro de 1988, mais de 18 mil metalúrgicos enfrentaram a direção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o Exército, reivindicando melhores condições de trabalho e salários dignos.
A greve durou 17 dias. A direção da CSN se negava a negociar, até que, na madrugada do dia 9 de novembro, o então presidente José Sarney autorizou o Exército a invadir a fábrica. Os soldados dispersaram a manifestação, transformando a Companhia em um verdadeiro campo de batalha. Três operários foram mortos: William Fernandes Leite, de 22 anos; Valmir Freitas Monteiro, de 27 anos; e Carlos Augusto Barroso, de 19 anos; além de centenas de feridos.
Convidados - Para resgatar essa história, que marcou o movimento sindical e o Brasil, o Câmera Aberta Sindical desta quarta (21) convidou dois diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense: Bartolomeu Citeli, diretor de Comunicação, que participou da greve; e Maria Conceição dos Santos, do Departamento Feminino.
Magri - Outro convidado é Antonio Rogério Magri, que esteve à frente das negociações em uma das greves da CSN, quando ministro do Trabalho e Previdência, no governo Collor de Mello. Magri adianta: “Chegou ao governo informação de que queriam explodir os alto-fornos. Isso me fez ligar para o Collor à uma da manhã, alertando o Presidente”. A ameaça não se consumou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.