Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

domingo, 7 de julho de 2019

Vereador Jarlis Adelino Cumpre Agenda de Trabalho em Brasília-DF, na Sede do IBAMA e FPA - Frente Parlamentar de Agricultura na Luta Contra o desemprego em Açailândia-MA

No dia 04 de julho do corrente ano, o Vereador Jarlis Adelino (PMN) esteve em Brasília-DF,  cumprindo agenda de trabalho no IBAMA e na FPA - Frente Parlamentar Agropecuária que conta com dois Deputados Federais do Maranhão Hildo Rocha (MDB) e André Fufuca (PP).
Vereador Jarlis Adelino
O Vereador Jarlis Adelino, está acompanhando de perto a tramitação do Processo que visa autorizar a utilização de material lenhoso de áreas de supressão legal no Estado do Maranhão, para transformação de bio-massa para utilização de energia pelas siderúrgicas de Açailândia-MA. 

Esse Processo visa a normatização de Lei Ambiental que pode contribui no resgate da empregabilidade no município, podendo alavancar contratações que ultrapassam cerca de 3 mil trabalhadores de forma direta na linha produtiva do carvão vegetal destinadas para o setor siderúrgico no município.

A Reunião serviu para o Vereador Jarlis Adelino, apresentar duas situações de impacto, na esfera Ambiental e Social.

Na Parte Ambiental o Vereador Jarlis Adelino defende que as autorizações de desmate continuam sendo emitidas (autorizadas) normalmente porém, sem a única possibilidade real de uso econômico do material lenhoso que é retirado na supressão das áreas, que poderia está sendo transformado em carvão, atualmente o material lenhoso desta supressão está virando fogo, isto é contra a regra ambiental logica e legal, que obriga a destinação econômica desta madeira, além de contribuir para as queimadas que são, sem duvida, o maior problema ambiental do nosso Estado.

Na Parte Social o Vereador Jarlis Adelino, diz que a SEMA emitiu só em 2018, 100.000 Hectares de autorizações de supressão e que, estudos de viabilidade produtiva afirma que para cada Hectares suprimido se faça 15 metros cúbicos de carvão vegetal, "temos então" 1,5 milhões de metros cúbicos de carvão, seriam necessários 6 mil fornos de carvão para toda está produção, o setor de carvão nativo emprega em media 1 (um) trabalhador para cada 2 (dois) fornos, ou seja, estamos falando de 3 mil empregos diretos, e mais importante, empregos em áreas de baixíssimo IDH, por causa de problemas históricos, o setor de carvão utiliza exclusivamente mão-de-obra formal e com salario médio de R$ 1.500,00. Não estou falando de subempregos.

Desta Forma o Vereador Jarlis Adelino tem trabalhado forte com parcerias com entidades que estão envolvidas no campo como: Aprosoja Brasil - Associação Brasileira dos Produtores de Soja, SICAM - Sindicato das Industrias de Carvão Vegetal do Estado do Maranhão, Piauí e Tocantis e Com o STIRVC - Sindicato dos trabalhadores nas Industrias de Reflorestamento para Carvão Vegetal do Estado do Maranhão. 

A esquerda: Marcelo Bueno Representante do Aprosoja, Vereador Jarlis Adelino, Presidente Nacional do Ibama Eduardo Fortunato Bim e Cláudio Queirós Presidente do SICAM, a nossa luta é por mais emprego.  

Estamos empenhados de forma conjunto, para viabilizar este entendimento junto a SEMA e ao IBAMA. Estamos trabalhando forte, para que o setor siderúrgico volte a ser um grande polo empregatício no município, Precisamos resgatar as vagas de emprego que foram perdidas nos últimos anos. A nossa luta visa resgatar a Empregabilidade e contribuir de forma significativa com nosso povo! Eu Acredito que logo estaremos anunciando ótimas notícias para o nosso povo Açailandense, Disse o Vereador Jarlis Adelino.


Fonte: Assessoria/Ver. Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.